A importância da arte contemporânea para o futuro professor: uma abordagem desde a perspectiva dos estudantes

Autores

  • Mónica Oliveira Universidade do Porto - UP - Lisboa/Portugal

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.63503

Resumo

A formação de professores é um processo complexo que deve não só ir ao encontro das necessidades reais dos contextos educativos como também  exigir que sejam ouvidos todos os participantes. No entanto, no Ensino Superior a participação de estudantes na construção do desenho curricular é pouco valorizada. Neste estudo, pretendemos analisar o que pensam os estudantes de Licenciaturas em Educação Básica, em Portugal, sobre o contributo da arte contemporânea para a sua formação e para a sua futura profissão. Essa etapa constitui-se determinante pois acreditamos que o processo de ensino-aprendizagem só ganha sentido se os estudantes puderem refletir sobre ele com vista a perspectivar o seu futuro. Trata-se, assim, de uma investigação de natureza quantitativa em que se utilizou o inquérito por questionário. Os resultados evidenciaram que os estudantes valorizaram a arte contemporânea para a sua formação e para o desenvolvimento da sua prática profissional, apontando competências específicas da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mónica Oliveira, Universidade do Porto - UP - Lisboa/Portugal

Sandra Mónica Figueiredo de Oliveira. Pós doutorada em Didática das Expressões Artísticas pela FBAUP. Doutora em Artes Plásticas pela FBAUS, 2000. Licenciada em Artes Plásticas pela FBAUP. Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, desde 1996. Professora Associada na Escola Superior Artística do Porto desde 1996 até 2012. Investigadora integrada no Centro de investigação de Estudos em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica. Investigadora colaboradora do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, Núcleo de Educação Artística da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Investigadora colaboradora no centro de Investigação de Paula Frassinetti. Actua nas áreas de Humanidades com ênfase em Artes e Ciências de Educação. autora de várias publicações entre as quais um livro, vários capítulos, artigos em revistas e atas de congressos nacionais e internacionais. Como artista plástica participou em várias exposições no país e no estrangeiro. Destacam-se os dois últimos prémios nacionais de escultura que ganhou em 2012. Foi membro das Comissões de Especialistas na área Científica de Formação de Professores Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 2004 a 2006. Foi membro da Comissão de Peritos, para a Avaliação Externa de Cursos do Ensino Superior Politécnico na área da Educação do Conselho de Avaliação, de 2002 a 2004. Foi membro da Comissão do INAFOP de 2000 a 2002.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Persona, 1995.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Novos paradigmas de atuação e formação de docente. In: PORTO, Tania (Org,). Redes em construção; meios de comunicação e práticas educativas. Araraquara: Junqueira e Marin, 2003. p.55-77.

CAUQUELIN, Anne. A arte contemporânea. Portugal: Editora Rès, s/d.

DUNCAN, Arne. Reinvesting in Arts Education: Winning America’s Future Through Creative Schools. Washington: Knight Foundation, 2011.

ELLIS, Arthur. Exemplars of curriculum theory. Larchmont, NY: Eye on Education, 2004.

LELIS, Isabel. Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico?, Educação & Sociedade, Campinas, v. 22, n. 74, p. 43-58. 2001.

LIMA, Maria. (2006). Percepção de riscos e desigualdades sociais. In: PINTO, José; BORGES, Virgílio (Eds.). Desigualdades, Desregulação e Riscos nas Sociedades Modernas. Porto: Edições Afrontamento, 2006. p.267-290.

MELLO, Guiomar, Namo (2001). Resignificación del rol de los docentes; algunas contribuciones. Disponível em: http://documents.tips/download/link/03-resignificacion-del-rol-docente. Acesso em 17 Fev. 2016.

OLIVEIRA, Mónica. A Arte Contemporânea para uma Pedagogia Crítica na Formação Inicial de Professores. Porto: Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, 2015.

ROLDÃO, Maria. Os professores e a gestão do currículo: Perspectivas e práticas em análise. Porto: Porto Editora, 1999.

TEDESCO, Juan. Formação científica para todos. In: WERTHEIN, Jorge; CUNHA, Célio (Orgs.). Ensino de Ciências e Desenvolvimento: o que pensam os cientistas. O QUE PENSAM OS CIENTISTAS. São Paulo: Instituto Sangari, 2009. p. 161-171.

TEDESCO, Juan. Educação e novas tecnologias. São Paulo: Editora Cortez, 2004.

Downloads

Publicado

2016-04-30

Como Citar

OLIVEIRA, M. A importância da arte contemporânea para o futuro professor: uma abordagem desde a perspectiva dos estudantes. Revista GEARTE, [S. l.], v. 3, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/2357-9854.63503. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/63503. Acesso em: 28 mar. 2024.