A origem de projetos educacionais nas Bienais de Arte de São Paulo

Autores

  • José Minerini Neto Pesquisador independente

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.52602

Palavras-chave:

Educação, mediação, arte, Bienal de São Paulo, história. / Education, mediation, art, São Paulo Biennial, history.

Resumo

A educação nas Bienais de Arte de São Paulo surgiu porque o público visitante e a crítica de arte constataram que a I Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 1951, não havia organizado um projeto educacional para introduzir a arte moderna, especialmente a abstrata, aos brasileiros. Walter Zanini foi um dos críticos que destacaram esta falha, constatação presente entre os 10 mil estudantes que visitaram a mostra. Como reação imediata, foram realizadas palestras e encontros com organizadores da exposição e com comissários que acompanhavam as delegações dos países, chamadas representações nacionais, seguindo o formato da Bienal de Arte de Veneza, precursora das mostras bienais, referenciada pela Bienal de São Paulo. O primeiro projeto educacional da Bienal contou com monitores preparados em curso de História da Arte do Museu de Arte Moderna de São Paulo sob orientação do professor Wolfgang Pfeiffer. Os operários das indústrias e não os estudantes justificaram essa iniciativa, criticada posteriormente por Mário Pedrosa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Minerini Neto, Pesquisador independente

Doutor em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, mestre em Estética e História da Arte com licenciatura plena em Educação Artística e Desenho. Pesquisador independente, coordenador e professor da área de Arte na rede particular de ensino em São Paulo, cofundador do Arteducação Produções (AEP) e editor da revista eletrônica AEP Online.

Downloads

Publicado

2014-12-29

Como Citar

MINERINI NETO, J. A origem de projetos educacionais nas Bienais de Arte de São Paulo. Revista GEARTE, [S. l.], v. 1, n. 3, 2014. DOI: 10.22456/2357-9854.52602. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/52602. Acesso em: 28 mar. 2024.