Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista GEARTE?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

ENVIO DE ARTIGOS PARA FLUXO CONTÍNUO: CLIQUE AQUI

 

  • INSTRUÇÕES AOS AUTORES - SEÇÃO 1

 Processo de avaliação pelos pares

                Cada artigo submetido é reenviado, sem referência ao autor, a dois avaliadores, membros da Comissão Editorial, garantindo-se no processo o anonimato de ambas as partes - isto é, nem os revisores científicos conhecem a identidade dos autores dos textos, nem os autores conhecem a identidade do seu revisor (double-blind). No procedimento privilegia-se também a distância geográfica entre origem de autores e de revisores científicos.

                Os artigos serão considerados aprovados quando obtiverem dois pareceres positivos atendendo a quatro critérios de arbitragem principais:

 

                1. inserção dentro do tema proposto para o número;

                2. interesse, relevância e originalidade do texto;

                3. adequação linguística; e

                4. formatação, indicação de fontes e autores citados de acordo com modelo de submissão.

 

Formatação do artigo


                O artigo deve ser enviado em arquivo de texto, com a extensão .doc ou .rtf (arquivos em outros formatos não serão avaliados). 

                O formato do papel deve ser A4 (21 x 29,7 cm), as margens esquerda e superior devem medir 3 cm e a direita e a inferior 2 cm. O artigo completo (incluindo título, autores, resumo, corpo do texto, tabelas, rodapés, referências e anexos) deverá ter entre 20.000 e 30.000 caracteres com espaços.

                Inserir na primeira linha o título, seguido do subtítulo, se houver, com fonte Arial, tamanho 12, estilo negrito, alinhamento centralizado, entrelinhas simples, sem espaço antes ou depois do parágrafo e apenas as iniciais ou nomes próprios devem usar letras maiúsculas. O título deve conter, no máximo, 200 caracteres com espaços, não poderá utilizar sublinhado, mas poderá utilizar itálico apenas para grafias de palavras estrangeiras. Separar o título do artigo do nome do(s) autor(es) por uma linha em branco.

                O(s) nome(s) do(s) autor(es) deverá(ão) usar fonte Arial, tamanho 12, normal (sem negrito), centralizado, entrelinhas simples, sem espaço antes ou depois do parágrafo, seguido da sigla de sua instituição entre parênteses. Outros detalhes da filiação institucional deverão constar apenas no minicurrículo do autor. Separar o(s) nome(s) do(s) autor(es) do resumo por duas linhas em branco.

                Usar a palavra resumo, com fonte Arial, tamanho 10, estilo negrito, em caixa alta, alinhamento esquerdo, entrelinhas simples, sem espaço antes ou depois do parágrafo. O texto do resumo deve ter entre 800 e 1000 caracteres com espaços, em um único parágrafo, com fonte Arial, tamanho 10, estilo normal, alinhamento justificado, entrelinhas simples, sem espaço antes ou depois do parágrafo. Separar o resumo das palavras-chave por uma linha em branco.

                Usar palavras-chave, com fonte Arial, tamanho 10, estilo negrito, em caixa alta, alinhamento esquerdo, entrelinhas simples, sem espaço antes ou depois do parágrafo. Usar entre 3 a 5 palavraschave, separadas por ponto e vírgula. Separar as palavras-chave dos resumos em língua estrangeira por uma linha em branco. 

                Os resumos em língua estrangeira deverão ser em inglês ou em espanhol e deverão seguir o mesmo padrão do resumo em língua portuguesa, substituindo a palavra resumo por abstract ou resumen, respectivamente. O título do artigo não deverá ser traduzido para a língua estrangeira. Separar o resumo em língua estrangeira das palavras-chave em língua estrangeira por uma linha em branco. 

                As palavras-chave em língua estrangeira deverão seguir o mesmo padrão das palavras-chave em língua portuguesa, substituindo palavra-chave por palabras clave ou key words, respectivamente.  Separar as palavras-chave em língua estrangeira do corpo do texto por duas linhas em branco.

                O texto deve ser iniciado logo após o tópico anterior. Os subtítulos deverão usar fonte Arial, tamanho 12, estilo negrito, em caixa alta e baixa, justificado, entrelinhas 1,5 linhas, com espaço de 12 pontos antes e depois do parágrafo. 

                O corpo do texto deverá usar fonte Arial, tamanho 12, estilo normal, em caixa alta e baixa, justificado, entrelinhas 1,5 linhas, com espaço de 12 pontos antes depois do parágrafo, e com recuo de parágrafo de 1,25 na primeira linha. 

                As citações de até três linhas deverão manter a formatação acima definida para o corpo do texto. As citações acima de três linhas deverão ter recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte Arial, tamanho 10, estilo normal, em caixa alta e baixa, justificado, entrelinhas simples, sem espaço antes e depois do parágrafo, sem recuo de parágrafo na primeira linha. Para maiores detalhes sobre citações em documentos científicos, consultar a ABNT NBR 10520.

                As imagens devem ser dispostas no corpo do texto, sendo o número máximo de 10, podendo ser coloridas ou em preto e branco, nos formatos .jpg, .png ou .gif, com resolução mínima de 300 dpi, com legendas logo abaixo das imagens, com fonte Arial, tamanho 10, alinhamento centralizado, entrelinhas 1,5 linhas. Caso o texto seja selecionado, as imagens deverão ser enviadas em arquivos separados com resolução mínima de 600 dpi, identificados por imagem 01, imagem 02, etc, de acordo com a ordem de inserção no texto. 

                As referências bibliográficas, eletrônicas ou de outros materiais deverão ser precedidas da palavra referências e deverão seguir o padrão da ABNT NBR 6023, com fonte Arial, tamanho 10, estilo normal, em caixa alta e baixa, justificado, entrelinhas simples, sem espaço antes e com espaço de 6 pontos depois do parágrafo.

Exemplos:

Livros:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Capítulos de livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas iniciais e finais.

Periódicos:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do artigo: subtítulo. Título do Periódico, Local de publicação, Instituição, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano de publicação.

Teses e dissertações:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título. Local: Programa de Pós-Graduação/Universidade, ano de publicação. Dissertação (Mestrado em Educação) ou Tese (Doutorado em Educação).

Documento eletrônico:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviaturas. Título. Edição. Local: ano. N° de pág. ou vol. (série) (se houver) Disponível em: Acesso em: dia, mês (abreviado), ano.

 

                As notas de rodapé deverão ser explicativas, numeradas sequencialmente com números arábicos, com fonte Arial, tamanho 10, estilo normal, em caixa alta e baixa, justificado, entrelinhas simples, sem espaço antes ou depois do parágrafo.

                Após as referências inserir endereço eletrônico do Currículo Lattes ou equivalente e um minicurrículo do(s) autor(es), com o mesmo padrão utilizado para o resumo, com no máximo 800 caracteres com espaços. 

 

Baixe as Normas em PDF aqui

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato .doc ou .rtf
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue as normas indicadas no modelo de submissão.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. O texto atende às políticas de avaliação e aos críterios de submissão disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega.
  7. As imagens utilizadas no texto possuem liberação de direitos autorais ou estão acompanhadas de termo de cessão de direitos autorais em favor do autor do texto ou da revista.
 

Declaração de Direito Autoral

Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.

Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.