Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista GEARTE é uma publicação eletrônica de caráter acadêmico-científico, editada pelo Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como propósito divulgar a produção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que enfocam as relações entre educação, arte, linguagem e tecnologia, em diálogo com diferentes aportes teóricos, visando enriquecer a discussão interdisciplinar do conhecimento nas áreas de Educação e de Artes Visuais.

Publica trabalhos inéditos em português, espanhol e inglês decorrentes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões e debates contemporâneos. Traz como diferencial uma seção dedicada a Ensaios Visuais e resultados de Investigação Baseada nas Artes (Investigación Basada en las Artes – IBA; Arts-Based Research – ABR; Pesquisa Educacional Baseada em Arte – Arts-Based Educational Research – ABER). Publica artigos, ensaios visuais e audiovisuais, depoimentos verbo-visuais, ensaios poéticos e entrevistas em áudio. Como a Revista é um periódico on-line há apossibilidade de inclusão de outras formas ou formatos como o videográfico, por exemplo.

A Revista GEARTE é quadrimestral, com um volume anual composto por três números, os quais são organizados em torno de uma temática. Mantém fluxo contínuo de recebimento de trabalhos e chamadas, por um período determinado, para temas específicos.

 

Políticas de Seção

Depoimento verbovisual

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos, ensaios, resenhas e entrevistas.

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios Visuais e resultados de Investigação Baseada em Artes (IBA)

Editores
  • Teste Gearte
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas / Depoimentos

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artes Visuais na Educação Básica

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artes Visuais em espaços não formais de educação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

O Corpo nas Artes e as Artes do(s) Corpo(s): um caminho (inter)artes para a ecologia de saberes

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Abordagem Triangular: territórios e perspectivas Arte/Educativas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista GEARTE aceita para publicação artigos, ensaios visuais e audiovisuais, resultados de Investigação Baseada nas Artes (IBA), depoimentos verbo-visuais, ensaios poéticos, resenhas e entrevistas em áudio. Recebe trabalhos individuais e propostas de dossiês temáticos.

A avaliação é executada através da avaliação cega por pares, na qual o trabalho submetido é reenviado, sem referência ao autor, a dois avaliadores, garantindo-se no processo o anonimato de ambas as partes, isto é, nem os revisores científicos conhecem a identidade dos autores dos textos, nem os autores conhecem a identidade do seu revisor. Nesse procedimento, pelo menos dois especialistas de estados ou países diferentes do estado ou país do autor farão a análise do trabalho.

A avaliação dos trabalhos compreende três fases. Na primeira fase, o texto é encaminhado a dois pareceristas, (especialistas na área ou na abordagem do artigo em avaliação). Na segunda fase, os editores encaminham os textos que obtiveram dois pareceres favoráveis à publicação; devolvem aos autores os textos que obtiveram dois pareceres desfavoráveis; encaminham a um terceiro avaliador os textos que possuem dúvida ou contra-senso na avaliação; após , enviam aos autores os textos aos quais os avaliadores fizeram sugestões de modificações, como condição para publicação. A terceira fase consiste na avaliação das modificações feitas pelos autores, quando isso for necessário, e no encaminhamento dos textos aprovados para a revisão da linguagem e para a normalização.

Os trabalhos serão considerados aprovados quando obtiverem dois pareceres positivos, atendendo a quatro critérios de arbitragem principais: 1. inserção dentro do tema proposto para o número; 2. interesse, relevância e originalidade do texto; 3. adequação linguística; e 4. formatação, indicação de fontes e autores citados de acordo com modelo de submissão. Qualquer uma das hipóteses de não adequação é justificada por um parecer descritivo.

 

 

 

Periodicidade

A Revista GEARTE é quadrimestral, publica um volume anual, composto por três números, os quais são organizados em torno de uma temática.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Não há taxas para submissão, avaliação ou publicação dos trabalhos.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Conflito de Interesse

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. 

Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa.

O avaliador deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo. 

Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Revista.

 

Principios Éticos e Procedimentos para Evitar Más Práticas na Produção Científica

1) Da responsabilidade dos autores
- Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, assim como pelos direitos autorais de imagens, videos e quaisquer elementos textuais ou complementares ao seu artigo.

 - Os autores estão de acordo em trabalhar gratuitamente no processo de revisão por pares para este periódico no futuro.

- Os autores declaram que têm contribuição significativa para a pesquisa divulgada em seu artigo, quando for o caso.

- Os autores obrigam-se a oferecer ao periódico retratações ou correções de eventuais erros.

- Os autores devem assegurar que seu texto é obra original e não devem submeter o mesmo texto para mais de uma revista.

- Caso o artigo tenha sido escrito com base em pesquisa que apresenta reais riscos para os participantes, é obrigatória a apresentação de parecer do Comitê de Ética da instituição do pesquisador.

2) Do processo de avaliação

- Todos o conteúdos da revista é submetido à revisão por pares pelo método avaliação por pares duplo-cego.

- Avaliação por pares é o processo de obter pareceres sobre manuscritos individuais de avaliadores peritos no campo. Esse processo está claramente descrito no nosso site.

- Os pareceres devem ser o mais objetivos possível e suficientemente embasados para que permitam o aprimoramento da pesquisa e do texto avaliados.

- Os avaliadores não devem ter conflitos de interesse e declaram isso por escrito no sistema da revista, ao realizar uma avaliação.

- Os avaliadores devem sempre chamar a atenção para textos ou trechos já publicados e que não tenham sido propriamente citados.

- Todos os artigos avaliados são tratados de forma confidencial.

- A revista entende que qualquer forma de plágio não é aceitável e usa ferramentas de revisão antiplágio.

- A decisão final sobre a publicação ou não de um texto cabe aos editores. Sempre que um texto tenha qualidade acadêmica e cumpra os critérios estabelecidos pela revista, ele é encaminhado para a avaliação por pares duplo-cega de, no mínimo, dois avaliadores.

- Os únicos critérios de avaliação são o mérito acadêmico do texto e o aprimoramento da qualidade do conhecimento, não havendo discriminação aos autores, por quaisquer razões.

- Não é permitido aos editores usarem informações constantes nos artigos em avaliação sem o consentimento explícito dos autores.

- Os editores estão disponíveis para responder qualquer questão ética ligada a uma submissão.

 3) Da Ética na Publicação

- Editores fazem esforços consideráveis para evitar e prevenir a publicação de artigos em que tenha ocorrido má conduta na pesquisa.

- Em nenhum caso, incentivamos más condutas ou permitimos que elas aconteçam.

- Qualquer alegação de conduta imprópria de pesquisa são imediatamente averiguadas.

- A revista publica erratas para corrigir artigos quando necessário.

- A revista esté sempre disposta a publicar correções, esclarecimentos, direito de resposta, retrações e desculpas quando necessário.

4) Dos Direitos de Autor e Do Acesso Universal

- As licenças usadas pelo periódico estão descritas neste site.

- Todos os artigos em conteudo completo estão livres de taxas e são disponibilizados em sua totalidade para qualquer leitor sem a necessidade de cadastro ou senha.

5) Dos demais princípios
- As informações sobre a propriedade, os direitos autorias e/ou gestão da revista estão claramente indicados no menu “sobre” no site da revista.

- Esta revista publica um número a cada quatro meses.

- Este periódico não cobra nenhum tipo de taxa de submissão, avaliação ou publicação, mas pode requerer a tradução do artigo a ser enviada pelo próprio autor.

 

 

Conselho Editorial

Conselho Científico Nacional

Ana Mae Barbosa, Universidade de São Paulo (USP) / Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo/SP, Brasil

Ana Marta Meira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil

Celso Vitelli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil

Denise Grinspum, Museus Castro Maya (MCM), Rio de Janeiro / RJ, Brasil

Gilvânia Maurício Dias Pontes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal/RN, Brasil

Leda Maria de Barros Guimarães, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia/ GO, Brasil

Lucia Gouvêa Pimentel, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG, Brasil

Lucia Teixeira de Siqueira e Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ, Brasil

Lucimar Bello Pereira Frange, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), São Paulo/SP, Brasil

Luciana Gruppelli Loponte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil

Marcos Villela Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre/RS, Brasil

Maria Isabel Petry Kehrwald, Fundação Municipal de Artes de Montenegro (FUNDARTE), Montenegro/RS, Brasil

Maria Lúcia Batezat Duarte, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis/SC, Brasil

Marion Divério Faria Pozzi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil

Moema Lúcia Martins Rebouças, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES, Brasil

Mirian Celeste Martins, Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE), São Paulo/SP, Brasil

Nadja de Carvalho Lamas, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Joinville/SC, Brasil

Regina Maria Varini Mutti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil

Rejane Reckziegel Ledur, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas/RS, Brasil

Rita Inês Petrykowski Peixe, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC Campus de Itajaí), Itajaí/SC, Brasil

Rosângela Fachel de Medeiros, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Frederico Westphalen/RS, Brasil

Sandra Regina Ramalho e Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis/SC, Brasil

Umbelina Duarte Barreto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil

Conselho Científico Internacional

Fernando Hernández, Universidad de Barcelona (UB), Barcelona, Espanha

Imanol Aguirre Arriaga, Universidad Pública de Navarra, Navarra, Espanha

Lourenço Eugênio Cossa, Universidade Pedagógica, Maputo, Moçambique

María Acaso López-Bosch, Universidad Complutense de Madrid (UCM), Madrid, Espanha

Michael Parsons, Ohio State University (OSU), Columbus e University of Illinois (UIUC), Urbana- Champaign, Estados Unidos

Norman Freeman, University of Bristol, Bristol, Reino Unido

Raquel Ribeiro dos Santos, Fundação Caixa Geral de Depósito (Culturgest), Lisboa, Portugal

Ricardo Marín-Viadel, Universidad de Granada (UGR), Granada, Espanha

Ricardo Rubiales García Jurado, Consejo Estatal para la Cultura y las Artes (CECA), Pachuca, Hidalgo, México

Teresa Torres Eça, Universidade do Porto (UP), Porto, Portugal