Os Ordenados Pagos aos Professores de Primeiras Letras às Políticas de Valorização Profissional e Social

Autores

  • Eduardo Ferreira da Silva Caetano Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF

DOI:

https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v7-75191

Palavras-chave:

Valorização dos professores. Ordenados insuficientes. Processo histórico.

Resumo

O artigo busca evidenciar as políticas de reconhecimento e valorização dos professores no processo histórico e propõe-se a analisar a fixação de ordenados insuficientes pagos aos professores de primeiras letras em Minas Gerais, bem como as políticas de reconhecimento profissional criadas pelos governos mineiros para a profissão do professor. Investiga ainda, no percurso histórico mineiro, alguns elementos que revelam como o professor passa a ser um trabalhador e as primeiras remunerações fixadas pelos governos e os tributos criados para financiar a educação. Por fim, desvela como os governos mineiros reconheciam a profissão, fixavam os salários e avaliavam as lutas pela constituição da carreira do professorado entre 1900 e 2014. 

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Biografia do Autor

Eduardo Ferreira da Silva Caetano, Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF

Eduardo Ferreira da Silva Caetano é mestre em Educação pela Universidade de Brasilia (2015), Master Business Administration - MBA em Administração Pública pela Escola de Administração e Negócios ESAD (2013), graduado em Direito pelo Instituto Processus de Brasília (2017), graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2007). Atua na Subsecretária de Planejamento e Orçamento do Ministério da Educação desenvolvendo estudos e acompanhamentos orçamentários e jurídicos das Universidades e Institutos Federais. Servidor do Instituto Federal de Brasília cedido ao Ministério da Educação.

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Publicado

2017-11-12

Como Citar

Caetano, E. F. da S. (2017). Os Ordenados Pagos aos Professores de Primeiras Letras às Políticas de Valorização Profissional e Social. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 7. https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v7-75191

Edição

Seção

Artigos