Dinheiro Público, Oferta Privada: a dinâmica do financiamento e da oferta de educação profissional no Sistema S

Autores

  • Josué Vidal Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Goiânia/GO – Brasil
  • Rodrigo de Freitas Amorim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Goiânia/GO – Brasil http://orcid.org/0000-0002-8540-1262

DOI:

https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v5-67923

Palavras-chave:

Pronatec. Público-privado. Senai.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a dinâmica do financiamento e das ofertas de Educação Profissional no Sistema S entre os anos de 2006 e 2013, de modo a apreender tendências quantitativas a partir da implementação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. A metodologia consistiu de levantamento bibliográfico e análise documental de leis, decretos, portarias, regulamentos e relatórios de órgãos oficiais. O estudo indicou a tendência de fortalecimento do atendimento no campo da Educação Profissional (EP) das Instituições do Sistema S, mediante a venda de cursos ao governo, em sua quase totalidade de treinamento profissional de nível básico. Os dados analisados evidenciaram que a expansão da oferta de EP nestas instituições, sobretudo no Senai, ocorre mediante as transferências de recursos públicos via Bolsa Formação do Pronatec. Ao mesmo tempo, verificou-se que os cursos de formação profissional de nível técnico, articulados ao Ensino Médio, predominam na Rede Federal, a qual capta quantidade ínfima dos recursos do programa.

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Biografia do Autor

Josué Vidal Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Goiânia/GO – Brasil

Josué Vidal Pereira é Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE-FE/UFG). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, campus Goiânia. 

Rodrigo de Freitas Amorim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Goiânia/GO – Brasil

Rodrigo de Freitas Amorim é Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE-FE/UFG). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, campus Uruaçu. 

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

Pereira, J. V., & Amorim, R. de F. (2015). Dinheiro Público, Oferta Privada: a dinâmica do financiamento e da oferta de educação profissional no Sistema S. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 5. https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v5-67923

Edição

Seção

Artigos