Remuneração de Professores em redes públicas do Estado do Paraná

Autores

  • Andréa Barbosa Gouveia Universidade Federal do Paraná
  • Ângelo Ricardo Souza Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Financiamento da Educação, Salário Docente, Remuneração

Resumo

O artigo estuda a remuneração docente, aspecto este que é considerado um elemento determinante na valorização do profissional docente no Brasil. Para tanto, o texto analisa o caso de duas redes de ensino do Paraná, a rede estadual e a rede municipal da capital, Curitiba, procurando caracterizar as regras que fixam a relação entre o servidor professor e o empregador (governos estadual e municipal), mostrando como tais regras fixadas a partir das condições locais propiciam ou não um cenário de valorização dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, D. C. Carreira e perfil do profissional do magistério na Rede Municipal de Ensino de Curitiba: História e impacto da política brasileira de valorização do magistério. Curitiba, 2008. 169f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

GODOY, M. As Condições De Remuneração dos Professores Quadro Próprio do Magistério (QPM) da Rede Estadual de Ensino no Estado do Paraná. Especialização em Políticas Educacionais (monografia). Curitiba: UFPR, 2011.

HECK, B M. A carreira das educadoras da Educação Infantil no município de Curitiba: Integração com a educação ou consolidação na marginalização?. Dissertação (Mestrado em Educação): Universidade Federal do Paraná. 2014.

RAFAHIM, L R. Decisões Judiciais e Valorização dos Profissionais do Magistério de Curitiba. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná, 2012.

SANTOS, J M T P. A municipalização do ensino no estado do Paraná: história, herança e desafios. IN: GOUVEIA, A B; SOUZA, A R. O financiamento da Educação e o FUNDEF no Paraná. Curitiba: UFPR, 2001.

SANTOS, M. R. A Resistência dos trabalhadores aos princípios da Sociedade de Mercado na educação pública do Paraná. Florianópolis. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina. 2004.

Downloads

Publicado

2014-12-27

Como Citar

Gouveia, A. B., & Souza, Ângelo R. (2014). Remuneração de Professores em redes públicas do Estado do Paraná. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 4. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/65772

Edição

Seção

Artigos