Sobre a Revista

Foco e Escopo

Estatística e Sociedade é uma publicação online, de periodicidade anual, editada pela Associação das Américas para a História da Estatística e do Cálculo de Probabilidade. Tem por objetivo divulgar pesquisas e reflexões teóricas desenvolvidas pelos membros da Associação e outros pesquisadores interessados na temática, contribuindo para a circulação da produção científica, o aperfeiçoamento das ferramentas analíticas e das concepções teóricas e metodológicas de seu campo de abrangência.

A revista publica Artigos, Resenhas, Perfis Biográficos e Documentos Históricos importantes para o desenvolvimento da estatística nas Américas. O periódico publica, ainda, eventualmente, dossiês temáticos, debates, entrevistas, resumos de teses e dissertações etc. 

O periódico aceita a submissão de textos em espanhol, em francês, em inglês e em português e os publica, se selecionados, no idioma em que foram originalmente enviados.

Todos os textos submetidos à publicação expressam o ponto de vista dos autores e não necessariamente a posição da revista ou da associação à qual está vinculada.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos recebidos serão encaminhados a dois pareceristas, mantendo-se em sigilo a autoria dos textos. Em caso de divergência, ficará a critério do Comitê Editorial a decisão pela publicação do artigo. Os autores receberão comunicação sobre os pareceres emitidos; caso o autor se recuse a efetuar as reformulações sugeridas pelos pareceres seu texto não será publicado.

 

As resenhas, os documentos históricos e os perfis biográficos serão avaliados no âmbito do Comitê Editorial, a ele cabendo a decisão de publicar ou não, com a devida comunicação aos autores.

 

O(s) autor(es) ao submeter(em) seu(s) textos à publicação na revista estará(ão) cedendo o direito de publicação do(s) mesmo(s), mantendo, contudo, integralmente, sua propriedade intelectual.

 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.