O Sujeito na psicanálise e na educação: bases para a educação terapêutica

Autores

  • Maria Cristina Machado Kupfer USP

Palavras-chave:

Sujeito. Psicanálise. Educação. Educação Especial. Educação

Resumo

No presente artigo, defende-se a tese de que a noção psicanalítica de sujeito do inconsciente difere das noções de sujeito presentes no campo da educação, mas está na base da Educação Terapêutica. O artigo examina inicialmente a noção de sujeito em Aristóteles e na Filosofia Moderna e investiga seu sentido em Freud e em Lacan. Em seguida, expõe a visão psicanalítica dos problemas de desenvolvimento da criança para propor no final a Educação Terapêutica, prática de tratamento e educativa que supõe a noção de sujeito do inconsciente. Alguns exemplos dessa prática são apresentados, com especial ênfase no ensino da escrita para crianças que apresentam vicissitudes em seu desenvolvimento psíquico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Machado Kupfer, USP

Maria Cristina Machado Kupfer é psicanalista, professora titular do Instituto de Psicologia da USP e presidente do Conselho de Administração da Associação Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica, em São Paulo.

E-mail: mckupfer@usp.br

Arquivos adicionais

Publicado

2010-04-27

Como Citar

Kupfer, M. C. M. (2010). O Sujeito na psicanálise e na educação: bases para a educação terapêutica. Educação & Realidade, 35(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9371

Edição

Seção

Artigos