Trajetórias e tomadas de posição no campo ambiental: práticas sociais para reciclagem

Autores

  • Leandro Rogério Pinheiro UFRGS
  • Cassiano Pamplona Lisboa
  • Marcio Freitas do Amaral
  • Tiago Daniel de Mello Cargnin

Palavras-chave:

Campo ambiental, Racionalidade ambiental, Reciclagem de resíduos sólidos

Resumo

Considerando a legitimação da questão ambiental com argumentos junto a conflitos sociais, na composição de esferas institucionais e na interiorização e instituição de novas práticas sociais (Lopes, 2006), analisamos as atividades voltadas à reciclagem de resíduos sólidos e os coletivos construídos a partir daí. Procuramos acompanhar movimentos e configurações do campo ambiental (Carvalho, 2005; 2002) junto a ações coletivas vinculadas à coleta, triagem e comercialização destes resíduos em Porto Alegre/RS, buscando compreender a relação entre os trabalhadores de unidades de triagem com o ‘ambiental’, enquanto discurso e universo simbólico. Partimos de narrativas dos sujeitos atuantes, considerando trajetórias de vida e trabalho, bem como suas tomadas de posição, observando como, ao se inscreverem em um campo que os antecede e ultrapassa, os sujeitos o reescrevem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Rogério Pinheiro, UFRGS

Leandro Rogério Pinheiro é sociólogo, mestre em administração (UFRGS) e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo/RS. É professor (substituto) na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nas Faculdades Porto Alegrenses (FAPA) e nas Faculdades de Taquara (FACCAT).

 E-mail: leandropinheiro75@gmail.com

Cassiano Pamplona Lisboa

Cassiano Pamplona Lisboa é  biólogo, mestre em Educação pela UFRGS e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/UFRGS.

E-mail: cassiano.lisboa@gmail.com

Marcio Freitas do Amaral

Marcio Freitas do amaral é pedagogo, mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/UFRGS e bolsista CNPq.

E-mail: marxamaral@yahoo.com.br

Tiago Daniel de Mello Cargnin

Tiago Daniel de Mello Cargnin é doutorando em teologia pelo Instituto de Pós-Graduação da Escola Superior de Teologia, São Leopoldo/RS. É pesquisador no "Estudo do Perfil sócio-educacional da população de catadores de materiais recicláveis organizados em cooperativas, associações e grupos de trabalho" (MEC/UFRGS).

E-mail: tiago_cargnin@yahoo.com

Arquivos adicionais

Publicado

2009-11-19

Como Citar

Pinheiro, L. R., Lisboa, C. P., do Amaral, M. F., & Cargnin, T. D. de M. (2009). Trajetórias e tomadas de posição no campo ambiental: práticas sociais para reciclagem. Educação & Realidade, 34(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9088

Edição

Seção

Educação Ambiental

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)