Textos e Contextos na Reforma das Licenciaturas: o caso da UFPel

Autores

  • Maria Manuela Alves Garcia Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Política Curricular, Reforma, Licenciaturas

Resumo

O artigo discute a reforma dos currículos escritos de sete cursos de licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), decorrente das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2002, utilizando como fontes análise documental e dezesseis depoimentos orais de sujeitos que estiveram envolvidos com esse processo na Universidade. Tendo como campo teórico estudos no campo das políticas curriculares e a noção foucaultiana de poder-saber, destacam-se a correlação de forças e as disputas materiais e simbólicas que atuaram na reforma e os seus impactos em termos dos saberes da formação docente. O estudo conclui que a construção da política no contexto estudado teve efeitos contraditórios, implicando um movimento de homogeneização e diferenciação dos currículos e o avanço de uma tendência pragmatista na formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Manuela Alves Garcia, Universidade Federal de Pelotas

Maria Manuela Alves Garcia é professora do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. É professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma instituição. Possui pós-doutoramento na Universidade de Wisconsin, EUA e desenvolve estudos e pesquisas no campo do Currículo, do Trabalho Docente e da Formação de Professores.

Arquivos adicionais

Publicado

2010-08-26

Como Citar

Garcia, M. M. A. (2010). Textos e Contextos na Reforma das Licenciaturas: o caso da UFPel. Educação & Realidade, 35(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/7920

Edição

Seção

Artigos