Literatura e Sexualidade: visibilidades e silenciamentos nas apropriações docentes

Autores

  • Andréa Costa da Silva Ministério da Aeronautica
  • Vera Helena Ferraz de Siqueira UFRJ
  • Nilma Gonçalves Lacerda UFF

Palavras-chave:

Literatura para jovens. Educação. Sexualidade. Gravidez na adolescência.

Resumo

RESUMO - Literatura e Sexualidade: visibilidades e silenciamentos nas apropriações docentes.

 

 

Este artigo, com enfoque preferencial nos pressupostos foucaultianos, volta-se para a análise dos sentidos construídos por um grupo de professores (as) na apropriação de livros literários que abordam a temática da gravidez na adolescência. Com a apreciação dos discursos dos(as) docentes foi possível perceber espaços de visibilidade e silenciamento, na preocupação hegemônica com a sexualidade adolescente e com o propósito primeiro de veicular a informação sobre a temática abordada. Concluímos que a apropriação do livro literário, como artefato cultural, necessita de proposições mais críticas num contexto de mudanças significativas, não apenas no arcabouço de idéias do campo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Costa da Silva, Ministério da Aeronautica

Andréa Costa da Silva é professora e orientadora educacional, mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde (NUTES/UFRJ) e doutoranda do mesmo programa. Atua há vinte e cinco anos no magistério público, desde 1996 em instituição federal do Ministério da Aeronáutica.

E-mail: acostadasilva@gmail.com

Vera Helena Ferraz de Siqueira, UFRJ

Vera Helena Ferraz de Siqueira é psicóloga (UT/Austin), mestre em Tecnologia Educacional (INPE/SP) e doutora pela Universidade de Columbia, NY. É professora associada no NUTES/UFRJ e participa do Programa de Pós Graduação de Educação em Ciências e Saúde do NUTES/UFRJ.

E-mail: verahfs@yahoo.com.br

Nilma Gonçalves Lacerda, UFF

Nilma Lacerda é doutora em Letras pela UFRJ, com pós-doutorado em História
Cultural pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales. Escritora, é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Autora de Manual de tapeçaria e Pena de Ganso, desenvolve um Diário de navegação da palavra escrita na América Latina.
E-mail: nilmalacerda@hotmail.com

Arquivos adicionais

Publicado

2010-04-27

Como Citar

da Silva, A. C., de Siqueira, V. H. F., & Lacerda, N. G. (2010). Literatura e Sexualidade: visibilidades e silenciamentos nas apropriações docentes. Educação & Realidade, 35(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/7897

Edição

Seção

Artigos