Gestão Educacional: Interdições na Participação e Ação Democrática.

Autores

  • André Antunes Martins UFCG

Palavras-chave:

Democracia. Transversalidade. Multidão e Gestão.

Resumo

Temos como objetivo específico para este trabalho, na medida em que ele deriva de nossa tese de doutorado1, discutir a gestão educacional a partir da perspectiva transversal. Consideramos que os diferentes elementos jurídico-constitucionais não fundam a democracia, mas, sim, as múltiplas ações da multidão que atuam transversalmente nos diferentes tempos/espaços escolares. Tendo essa compreensão, ressaltamos tanto uma conceituação diferenciada de gestão quanto a necessidade de situar o projeto políticopedagógico como dispositivo democrático transversal. Em conclusão, apresentamos para discussão o entendimento de que as interdições na participação político-pedagógica, existentes na escola e no sistema educacional, não são suficientes para impedir as ações efetivamente democráticas nos processos de gestão.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Antunes Martins, UFCG

André Antunes Martins é educador, mestre em educação (UERJ) e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ. É professor adjunto no Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/Campus Cuité).

E-mail: andream@ufcg.edu.br

Arquivos adicionais

Publicado

2010-04-27

Como Citar

Martins, A. A. (2010). Gestão Educacional: Interdições na Participação e Ação Democrática. Educação & Realidade, 35(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/7894

Edição

Seção

Artigos