Ativismo da Juventude no Chile: das desigualdades educacionais urbanas às experiências de convivência e de solidariedade

Autores

  • Ivette Hernandez Santibañez University College London (UCL), Londres - Reino Unido

Palavras-chave:

Movimento Estudantil Chileno, Ativismo da Juventude, Educação Pública, Cidadania

Resumo

Este artigo examina as geografias do ativismo político da juventude no Chile. Defende que uma identidade espacial histórica da educação pública, sendo motor da mobilidade da classe trabalhadora e da classe média e fazendo a interseção tanto com contextos de combinação social como com uma desigualdade educacional urbana histórica, fornece uma lente diferente para compreender o ativismo da juventude. Este artigo procura analisar os vínculos entre estas espacialidades da educação pública e as diferentes geografias do ativismo da juventude como espaços de convivência e como práticas de solidariedade. Reflete sobre a necessidade de que os debates continuados a respeito da educação para a cidadania envolvam estas geografias do ativismo da juventude, com a finalidade de compreender plenamente a importância da participação política da juventude nas agendas neoliberais da educação voltada para o mercado.

 

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Biografia do Autor

Ivette Hernandez Santibañez, University College London (UCL), Londres - Reino Unido

Ivette Hernandez Santibañez obteve seu doutorado em Sociologia da Educação no UCL Institute of Education, University College London. Seus interesses de pesquisa são a interseção de políticas econômicas neoliberais na educação urbana e movimentos sociais, com um foco em políticas públicas progressistas sobre educação gratuita, movimentos estudantis populares e política democrática radical.

Publicado

2018-06-19

Como Citar

Hernandez Santibañez, I. (2018). Ativismo da Juventude no Chile: das desigualdades educacionais urbanas às experiências de convivência e de solidariedade. Educação & Realidade, 43(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/78811

Edição

Seção

Diálogo e Convivência no Cotidiano da Educação