O campo da Didática no ensino superior brasileiro: um enfoque sócio-histórico

Autores

  • Maria Manuela Alves Garcia Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Didática, ensino de Didática, história da Didática, Didática e formação de professores

Resumo

O artigo sintetiza as principais questões e resultados de investigação que, desde uma perspectiva histórico-sociológica, analisou a trajetória da Didática nas antigas Faculdades de Filosofia. Identifica quem foram os primeiros professores de Didática, discute as formas como a Didática e seus agentes foram delimitando o seu objeto de estudos e práticas e as relações da Didática com outras disciplinas do campo pedagógico. Aponta ainda para a história recente da Didática no ensino superior brasileiro, indicando possibilidades de análise do movimento de "crise" vivido pela Didática a partir de meados da década de 70.

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Biografia do Autor

Maria Manuela Alves Garcia, Universidade Federal de Pelotas

Maria Manuela Alves Garcia é professora do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação da UFPEL.

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Publicado

2017-03-08

Como Citar

Garcia, M. M. A. (2017). O campo da Didática no ensino superior brasileiro: um enfoque sócio-histórico. Educação & Realidade, 20(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71748

Edição

Seção

Artigos