Construtivismo, epistemologia e educação: ampliando o debate

Autores

  • Creso Franco Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • José Mauricio Domingues Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Construtivismo, Epistemologia e Educação, Política Educacional

Resumo

Analisa-se recente polêmica acerca do caráter progressista ou regressivo do construtivismo. Com base nas obras de Lucien Goldmann e Jürgen Habermas, enfatiza-se o potencial da Epistemologia Genética para a atualização e renovação do pensamento filosófico de esquerda e critica-se as avaliações homogeneizadoras acerca do papel da psicologia no pensamento educacional brasileiro. Indica-se as potencialidades e limitações teóricas do construtivismo e critica-se a tentativa de qualificação a priori do construtivismo como uma tendência regressiva.

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Biografia do Autor

Creso Franco, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Creso Franco é professor do Departamento de Educação da PUC-Rio. 

José Mauricio Domingues, Universidade Federal do Rio de Janeiro

José Mauricio Domingues é professor do IFCS/ UFRJ.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-03-03

Como Citar

Franco, C., & Domingues, J. M. (2017). Construtivismo, epistemologia e educação: ampliando o debate. Educação & Realidade, 21(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71616

Edição

Seção

Artigos