Amarrando diferentes faces do saber: cotidiano, brincadeira e educação do povo da Barra

Autores

  • Carmem Maria Aguiar Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

educação, cultura, aprendizagem, escola, brincadeiras

Resumo

Este artigo traça os contornos mais marcantes do processo que resultou em uma espécie rudimentar de casamento entre a formalidade do ensino escolar e a informalidade do trabalho educativo estabelecido entre mestre e aprendizes, em uma comunidade semi-isolada. Para a escola funcionar, foi preciso ajustar o conteúdo e os procedimentos da educação formal a um processo tradicional, radicalmente diferente, de aquisição e transmissão de conhecimentos - em que as brincadeiras exercem uma função social e pedagógica fundamental. Embora não sirva indistintamente como modelo referencial- entre outros motivos, por se tratar de um reduto cultural especifico, com caracteristicas bastante particulares - é importante observar o modo exemplar com que pais, professoras e crianças, interferem no trabalho na escola, valorizando seu conteúdo, a partir da sua concepção de vida, sua história e crenças.

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Biografia do Autor

Carmem Maria Aguiar, Universidade Estadual Paulista

Carmem Maria Aguiar é professora assistente da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Rio Claro.

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Publicado

2017-03-03

Como Citar

Aguiar, C. M. (2017). Amarrando diferentes faces do saber: cotidiano, brincadeira e educação do povo da Barra. Educação & Realidade, 21(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71614

Edição

Seção

Artigos