Desenvolvimento Profissional de Docentes Iniciantes na Educação Especial

Autores

  • Silmara de Oliveira Gomes Papi Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa/PR

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional, Professores Iniciantes, Educação Especial, Sala de Recursos Multifuncionais

Resumo

O desenvolvimento profissional de docentes iniciantes na profissão e na educação especial é pouco compreendido, mesmo sendo ele relevante para a prática docente e sua melhoria. Neste estudo analisam-se os desafios vivenciados por esses professores, tendo em vista compreender seu desenvolvimento profissional. Participaram da pesquisa professores de Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) de escolas estaduais. A pesquisa tem abordagem crítico-dialética e enfoque qualitativo. Os resultados indicam fragilidades no desenvolvimento profissional dos iniciantes, que sentem dificuldades relacionadas à prática pedagógica e à burocracia, mesmo tendo formação específica na área. Sentem-se também estranhos à escola e buscam alternativas para suprir as lacunas existentes em relação à prática profissional.

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Biografia do Autor

Silmara de Oliveira Gomes Papi, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa/PR

Silmara de Oliveira Gomes Papi é professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Publicado

2018-02-27

Como Citar

Papi, S. de O. G. (2018). Desenvolvimento Profissional de Docentes Iniciantes na Educação Especial. Educação & Realidade, 43(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/69053

Edição

Seção

Artigos