Estudos pós-estruturalistas: entre aporias e contra-sensos?

Autores

  • Luciane Uberti UFRGS

Palavras-chave:

Foucault, pós-estruturalismo, discurso, relativismo, diferença.

Resumo

Este artigo problematiza alguns questionamentos produzidos em direção ao campo analítico definido como pós-estruturalismo. Para tanto, direciona especial atenção a três críticas, quais sejam: uma apologia à diferença – a qual resulta de uma contraditória noção de pluralidade de identidades; um relativismo total – o qual deriva na falta de distinção entre bem e mal; e uma noção totalizadora de discurso – na qual a linguagem torna-se um transcendente. Trata-se de exercitar uma contra-argumentação a tais críticas, a partir da perspectiva analítica de Michel Foucault, na tentativa de dar visibilidade à construção de contrasensos, possivelmente, inerentes ao trabalho intelectual.

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Biografia do Autor

Luciane Uberti, UFRGS

Doutora em Educação, professora substituta da Faculdade de Educação da UFRGS, membro do NIEPE-EJA/UFRGS e do NEMES/UFRGS

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Publicado

2008-05-30

Como Citar

Uberti, L. (2008). Estudos pós-estruturalistas: entre aporias e contra-sensos?. Educação & Realidade, 31(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6847

Edição

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