Saber do tempo: tradição, experiência e narração em Walter Benjamin.

Autores

  • Marcelo Pereira UFRGS

Palavras-chave:

narração, sabedoria, tempo, experiência, tradição.

Resumo

Este artigo investiga os conceitos de tradição, experiência e narração em Walter Benjamin com face à pesquisa em educação. Walter Benjamin foi, por certo, um dos pensadores mais preocupados em conjugar num sistema filosófico a multiplicidade do conhecimento. Essa sentença pode ser verificada a partir da compreensão da relação que o autor estabelece entre a experiência (Erfahrung), a tradição e a narração. Benjamin indica, com efeito, através dessa relação, o fundo místico, misterioso, sobre o qual se funda um tipo específico de experiência que se refere (e depende) diretamente ao comunitário. É nesse sentido que se pode visualizar com maior nitidez a implicação da tradição não apenas sobre o pensamento do filósofo em questão, como também sobre algumas perguntas que se fazem em torno da própria experiência da linguagem, da história, da arte e da educação.

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Biografia do Autor

Marcelo Pereira, UFRGS

Doutor em Educação - UFRGS, Professor substitutono Departamento de Estudos Básicos da FACED/UFRGS e Menbro do GETEPE - Grupo de Estudos em Educação, Teatro e Performance

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Publicado

2008-05-30

Como Citar

Pereira, M. (2008). Saber do tempo: tradição, experiência e narração em Walter Benjamin. Educação & Realidade, 31(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6845

Edição

Seção

Artigos