O problema da experiência no ensino de filosofia.

Autores

  • Rodrigo Gelamo UNESP

Palavras-chave:

experiência, ensino de filosofia, filosofia contemporânea.

Resumo

A questão central do artigo consiste em pensar o ensino de filosofia como experiência filosófica. Pensar em tal possibilidade de ensino na contemporaneidade é deparar-se com a problemática filosófica da experiência. Walter Benjamin dizia que fomos expropriados da experiência. Como podemos, então, pensar um ensino de filosofia que se paute na experiência de filosofar, no qual a experiência se confunda com o próprio modus operandis do ensino? Distanciando-nos dessa perspectiva, pensamos que o ensino da filosofia se dê entre o empírico e o transcendental, no indizível deleuziano. Assim, o ensino da filosofia estaria na experimentação de pensar o impensável ou como um pensar in-fante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Gelamo, UNESP

Mestre em Filosofia e doutorando em Educação Pela UNESP/Marília

Arquivos adicionais

Publicado

2008-05-30

Como Citar

Gelamo, R. (2008). O problema da experiência no ensino de filosofia. Educação & Realidade, 31(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6842

Edição

Seção

Artigos