Quando os Meninos de Cidade de Deus nos Olham

Autores

  • Rosa Maria Bueno Fischer UFRGS

Palavras-chave:

Cinema. Poder. Sujeito. Foucault.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de pensar o filme Cidade de Deus no campo da educação, a partir das ferramentas que a obra de Michel Foucault oferece. Articulam-se no texto três questões principais: a condição de infâmia, exclusão e de anormalidade dos personagens; problematizações a respeito do poder sobre a vida e a morte em nosso tempo; e as relações entre linguagem cinematográfica e “representações da realidade” – vistas a partir das estratégias de direção do cineasta Fernando Meirelles e de suas opções narrativas.

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Biografia do Autor

Rosa Maria Bueno Fischer, UFRGS

Pesquisadora do CNPq, professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRGS

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Publicado

2008-05-30

Como Citar

Fischer, R. M. B. (2008). Quando os Meninos de Cidade de Deus nos Olham. Educação & Realidade, 33(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6695

Edição

Seção

Artigos