Antropologia da Ciência, Educação Ambiental e Agenda 21 Local

Autores

  • Fátima Braga Branquinho UERJ
  • Jacqueline da Silva Santos UERJ

Palavras-chave:

Simetria. Latour. Agenda 21 Local. Educação ambiental.

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar uma contribuição da Antropologia da Ciência à Educação Ambiental. Para tanto, discute a dicotomia objeto-sujeito à luz da noção de simetria entre natureza e cultura, tal como apresentada por Bruno Latour. A principal conseqüência desta discussão é a possibilidade de estabelecer em bases epistemológicas um diálogo entre os sistemas de conhecimento popular e científico sobre a natureza e a saúde. No campo educacional, essa discussão se traduz na possibilidade de formulação compartilhada por especialistas e comunidade de ações que visam minimizar a variedade de problemas socioambientais locais.

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Biografia do Autor

Fátima Braga Branquinho, UERJ

Professora da Faculdade de Educação da UERJ e coordenadora adjunta do doutorado em meio ambiente da mesma Universidade

Jacqueline da Silva Santos, UERJ

Graduanda do curso de Pedagogia da UERJ, bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UERJ

Arquivos adicionais

Publicado

2008-05-30

Como Citar

Braga Branquinho, F., & da Silva Santos, J. (2008). Antropologia da Ciência, Educação Ambiental e Agenda 21 Local. Educação & Realidade, 32(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6663

Edição

Seção

Artigos