Uma Contribuição ao Estudo da Atenção e suas Relações com a Aprendizagem
Palavras-chave:
Atenção. Mudanças culturais. Aprendizagem recognitiva. Aprendizagem inventiva.Resumo
Ao contextualizar o estudo da atenção na história das modificações culturais iniciadas no final do século dezenove, o artigo aponta para a necessidade de se compreender a atenção como um fenômeno cultural e não como uma capacidade autônoma regida por instintos biologicamente determinados. Mostra-se que o conceito de atenção não é homogêneo e que o “prestar atenção”, tão fortemente demandado na sociedade atual, é apenas um dos atos de um processo complexo que inclui modulações que vão além do binarismo atenção-desatenção. Assim, ao invés de enfocar a discussão apenas na atenção necessária para a aprendizagem, pretende apresentar algumas contribuições sobre a aprendizagem da atenção. Distingue atenção recognitiva, requerida pelas práticas culturais contemporâneas, de atenção inventiva, que acolhe a emergência do novo e caracteriza-se por ser uma atenção que coloca problemas.Downloads
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Publicado
2008-05-30
Como Citar
De-Nardin, M., & Sordi, R. (2008). Uma Contribuição ao Estudo da Atenção e suas Relações com a Aprendizagem. Educação & Realidade, 32(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6651
Edição
Seção
Artigos