Uma Contribuição ao Estudo da Atenção e suas Relações com a Aprendizagem

Autores

  • Maria De-Nardin UFRGS
  • Regina Sordi UFRGS

Palavras-chave:

Atenção. Mudanças culturais. Aprendizagem recognitiva. Aprendizagem inventiva.

Resumo

Ao contextualizar o estudo da atenção na história das modificações culturais iniciadas no final do século dezenove, o artigo aponta para a necessidade de se compreender a atenção como um fenômeno cultural e não como uma capacidade autônoma regida por instintos biologicamente determinados. Mostra-se que o conceito de atenção não é homogêneo e que o “prestar atenção”, tão fortemente demandado na sociedade atual, é apenas um dos atos de um processo complexo que inclui modulações que vão além do binarismo atenção-desatenção. Assim, ao invés de enfocar a discussão apenas na atenção necessária para a aprendizagem, pretende apresentar algumas contribuições sobre a aprendizagem da atenção. Distingue atenção recognitiva, requerida pelas práticas culturais contemporâneas, de atenção inventiva, que acolhe a emergência do novo e caracteriza-se por ser uma atenção que coloca problemas.

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Biografia do Autor

Maria De-Nardin, UFRGS

Maria Helena De-Nardin é pedagoga e mestre em psicologia social e institucional pela UFRGS.

Regina Sordi, UFRGS

Regina Orgler Sordi é doutora em educação e professora do Instituto de Psicologia da UFRGS.

Arquivos adicionais

Publicado

2008-05-30

Como Citar

De-Nardin, M., & Sordi, R. (2008). Uma Contribuição ao Estudo da Atenção e suas Relações com a Aprendizagem. Educação & Realidade, 32(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6651

Edição

Seção

Artigos