Representações Sociais de Docentes da EJA: afetividade e formação docente

Autores

  • Poliana da Silva Almeida Santos Camargo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP

Palavras-chave:

Representações Sociais. Afetividade. Formação de Professores. Educação de Jovens e Adultos. Processo de Ensino-Aprendizagem.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar as representações sociais dos professores da EJA sobre sua formação docente e a afetividade no processo de ensino aprendizagem. Participaram do estudo professores que atuam no Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA e Centro Estadual da Educação de Jovens e Adultos – CEEJA. Os instrumentos de coleta de dados foram: Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e entrevista. Podemos inferir que as representações sociais dos professores objetivam-se na prática cotidiana por meio do compromisso assumido com os alunos e se ancoram na perspectiva afetiva, posto que o amor e a responsabilidade são mais significativos do que a competência técnica e a formação didático-pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Poliana da Silva Almeida Santos Camargo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP

Poliana da Silva Almeida Santos Camargo é doutora e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2015). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração - USC (1999). Foi professora Adjunta II da Universidade Sagrado Coração - USC. Coordenou o PIBID Subprojeto Pedagogia - USC (2016-2017). Participou como membro do Grupo de Pesquisa Gênero, Sexualidade e Sociedades - USC (2012-2017) e como vice-líder desse grupo (2016-2017). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Popular - GEPEP - UNESP Bauru e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional - UNICAMP.

Publicado

2017-08-28

Como Citar

Camargo, P. da S. A. S. (2017). Representações Sociais de Docentes da EJA: afetividade e formação docente. Educação & Realidade, 42(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/63306

Edição

Seção

Artigos