A Estética da Existência e a Diferença no Encontro da Arte com a Educação

Autores

  • Fernando Luiz Zanetti Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo/SP

Palavras-chave:

Arte-Educação. Filosofia da Educação. Pedagogização. Estética da Existência. Diferença.

Resumo

O presente artigo é parte de uma pesquisa que problematiza o encontro da arte com a educação, no Brasil, nas últimas duas décadas. Buscou-se apreender como as noções de estética da existência e diferença, oriundas respectivamente das teorizações de Michel Foucault e Gilles Deleuze, passaram a fazer parte da pedagogia da arte, no referido período. Trabalhou-se com artigos de revistas acadêmicas, que pautam de modo prático ou teórico as noções de estética da existência e de diferença. Notou-se tanto uma recomendação desses conceitos, como ferramentas de superação das crises educativas, como também uma patente impossibilidade de os estabelecer como lastro teórico de um projeto de mudança social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Luiz Zanetti, Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo/SP

Fernando Luiz Zanetti é doutor, mestre, bacharel, licenciado e possui formação em Psicologia pela Unesp de Assis e fez pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP (2013-2015). É fundador associado e diretor da ONG. CIRCUS - Circuito de Interação de Redes Sociais desde 2001. Foi Gestor da Subsede Assis do CRP SP nos anos de 2009 a 2012. Foi professor da Unesp de Assis nos anos de 2007 e 2008, da Faculdade da Alta Paulista - FAP, 2008 - 2013 e das Faculdades Integradas de Ourinhos - FIO 2012-2013. É professor da Fundação Educacional do município de Assis - FEMA desde 2012 e atualmente é professor da Faculdades Integradas de Ourinhos - FIO.

Publicado

2017-08-28

Como Citar

Zanetti, F. L. (2017). A Estética da Existência e a Diferença no Encontro da Arte com a Educação. Educação & Realidade, 42(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/62543

Edição

Seção

Artigos