Abordagens do Racismo em Livros Didáticos de História (2008-2011)

Autores

  • Luciano Magela Roza Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina/MG

Palavras-chave:

Ensino de História. Lei 10.639/03. Atividades. Livros Didáticos. Pós-Abolição.

Resumo

O artigo discute as formas pelas quais aspectos relativos à dimensão histórica do racismo são abordados em atividades propostas em um conjunto de Livros Didáticos de História aprovado nas edições do PNLD 2008 e 2011. Nas propostas de atividades analisadas se buscou perceber como o tema do racismo foi abordado e quais diálogos foram construídos com a história do pós-abolição e o ensino de História. Os Resultados obtidos demonstram que uma diversidade de abordagens tem caracterizado o tratamento do tema, especialmente, no que tange às finalidades ético-político-cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Magela Roza, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina/MG

Luciano Magela Roza é doutor em Educação e professor adjunto na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Roza, L. M. (2016). Abordagens do Racismo em Livros Didáticos de História (2008-2011). Educação & Realidade, 42(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/61124

Edição

Seção

Educação e Relações Étnico-Raciais