Direitos, Políticas e Línguas: divergências e convergências na/da/para educação de surdos

Autores

  • Carlos Henrique Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC
  • Hanna Beer Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Palavras-chave:

Direitos Humanos. Direitos Linguísticos. Surdos. Língua de Sinais. Libras.

Resumo

Neste artigo, tomando como base o fato de a educação ser um fenômeno complexo e diverso, refletimos sobre o campo dos direitos humanos e dos direitos humanos linguísticos em relação à educação de surdos. Observamos certas convergências e divergências decorrentes do encontro dos direitos, das políticas e das línguas na proposição e construção de um processo educacional que reconheça e valorize a singularidade linguística e cultural de seu público. E, também, assumimos uma visão crítica em relação às perspectivas maniqueístas que têm gerado ilusões no campo da educação de surdos, as quais têm invisibilizado sua complexidade, generalizado suas particularidades e reduzido sua amplitude. Vimos a centralidade da questão linguística para os surdos, já que todos os direitos humanos estão, sem dúvidas, atrelados à língua e, portanto, os direitos humanos linguísticos constituem-se como basilares ao gozo dos direitos civis, sociais, políticos, econômicos e culturais. Enfim, a educação de surdos existe em meio às diferenças que a caracterizam, às línguas que a especificam e às convergências e divergências que a (trans)formam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Carlos Henrique Rodrigues é doutor em Linguística Aplicada e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais; Líder e Pesquisador do InterTrads – Grupo de Pesquisas em Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais; Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução e Professor do Departamento de Artes e Libras, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina.

Hanna Beer, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Hanna Beer é graduanda em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com período de mobilidade acadêmica na Universidade Federal de Santa Catarina pelo Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica. Integrante do InterTrads – Grupo de Pesquisa em Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, e bolsista do NALS – Núcleo de Aquisição de Língua de Sinais, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Rodrigues, C. H., & Beer, H. (2016). Direitos, Políticas e Línguas: divergências e convergências na/da/para educação de surdos. Educação & Realidade, 41(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/61114

Edição

Seção

Educação de Surdos