Laicização e Intolerância Religiosa: desafios para a História ensinada

Autores

  • Júnia Sales Pereira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG
  • Sonia Regina Miranda Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora/MG

Palavras-chave:

Ensino de História. Educação para a Cidadania. Laicidade do Estado. Cotidiano Escolar.

Resumo

Propõem-se, neste artigo, reflexões acerca dos desafios do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena num contexto de radicalização de estratégias midiáticas de promoção da intolerância social e política, com foco na análise do complexo tema da educação para a convivência religiosa num Estado Laico. As autoras consideram os desafios de promoção de uma educação pluralista, não proselitista e cônscia dos direitos constitucionais de rito, crença e manifestação religiosa e agnóstica, o que envolve os docentes em situações de disputas simbólicas, políticas e pedagógicas de fundo religioso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júnia Sales Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Júnia Sales Pereira é doutora, mestre e licenciada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem trajetória em Educação do Campo e Educação Intercultural Indígena. É Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, com atuação na graduação e na pós-graduação.

Sonia Regina Miranda, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora/MG

Sonia Regina Miranda é graduada em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1985), com Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professora titular na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atua com formação de professores e no Programa de Pós-Graduação em Educação orientando trabalhos em nível de Mestrado e Doutorado.

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Pereira, J. S., & Miranda, S. R. (2016). Laicização e Intolerância Religiosa: desafios para a História ensinada. Educação & Realidade, 42(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/61108

Edição

Seção

Educação e Relações Étnico-Raciais