Deficiência, Surdez e Ideologia no Final do Século XX e Início do Século XXI

Autores

  • Patrick McDonnell University College Dublin (UCD), Dublin

Palavras-chave:

Comunidade Surda. Deficiência. Ideologia. Normalização. Direitos.

Resumo

A ideologia constitui um importante campo de luta para pessoas com deficiência e para as comunidades Surdas. Nas últimas décadas, duas ideologias – a da normalização e a dos direitos – têm oferecido diferentes respostas à questão do que significa ser deficiente ou Surdo. Ambas as ideologias emergiram no período após a Segunda Guerra Mundial, desafiaram práticas profissionais e estruturas institucionais há muito estabelecidas e recorreram às noções de direitos civis e humanos. Contudo, a da normalização é fundamentalmente paternalista na medida em que a correção é vista como uma questão de competência profissional, negociada em círculos acadêmicos e domínios de prática profissional. Em comparação, uma ideologia dos direitos é baseada em um modelo social de deficiência e em um modelo sociocultural de surdez que se opõem à exclusão dos Surdos e das pessoas com deficiência de funções estratégicas e participativas na definição de problemas, na formulação de políticas e na tomada de decisões. Enquanto a normalização procura erradicar ou atenuar a diferença, uma perspectiva dos direitos defende o reconhecimento e o respeito à diferença; enquanto a ideologia normalizadora busca soluções na competência e nas mudanças organizacionais, os movimentos de pessoas com deficiência e das comunidades Surdas defendem que respostas mais satisfatórias podem ser encontradas no campo da política e do poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick McDonnell, University College Dublin (UCD), Dublin

Patrick McDonnell é docente em uma escola para estudantes surdos em Dublin. Trabalhou com a comunidade irlandesa Surda em diversos projetos, incluindo o primeiro programa de formação de tutores e intérpretes em Língua Irlandesa de Sinais e ser desenvolvido na Irlanda. Também teve papel fundamental em iniciativas para fundação do Centro de Estudos Surdos, atualmente localizado no Trinity College Dublin.

Publicado

2016-06-30

Como Citar

McDonnell, P. (2016). Deficiência, Surdez e Ideologia no Final do Século XX e Início do Século XXI. Educação & Realidade, 41(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/61091

Edição

Seção

Educação de Surdos