Registro Docente Contemporâneo: infância e docência em tempos digitais

Autores

  • Cláudia Inês Horn Centro Universitário Univates (UNIVATES), Lajeado/RS
  • Elí Henn Fabris Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo/RS

Palavras-chave:

Infância. Educação Infantil. Documentação Pedagógica. Tempo Digital.

Resumo

O artigo objetiva articular a infância contemporânea com a prática de registro docente da documentação pedagógica. Abordando-se a educação da infância contemporânea e mostrando-se os deslocamentos nos modos de viver dos sujeitos infantis, tensiona-se o modo de ser aluno e docente na Educação Infantil. Analisam-se referenciais italianos que apresentam a abordagem da documentação pedagógica, e defende-se a ideia de que essa forma de registro aponta para um gradual refinamento nas maneiras de registrar as ações infantis, sugerindo um tempo digital e pontilhista, permeado pela rapidez nos modos de comunicar as aprendizagens. Uma criança protagonista e um professor organizador dos tempos e espaços são visibilizados na literatura italiana analisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Inês Horn, Centro Universitário Univates (UNIVATES), Lajeado/RS

Cláudia Inês Horn é professora do Centro de Ciências Humanas e Sociais do Centro Universitário Univates. Coordenadora do Laboratório Brinquedoteca e dos Estágios do Curso de Pedagogia Univates. Cursou Pedagogia pela Univates e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Membro do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Pedagogias, Docências e Diferenças (GIPEDI/CNPq).

Elí Henn Fabris, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo/RS

Elí Henn Fabris é professora e pesquisadora do PPG em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Cursou Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (UPF), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pós-doutorado na UPorto/Portugal. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos e do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Pedagogias, Docências e Diferenças (GIPEDI, CNPq). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA ED – Educação.

Publicado

2017-06-16

Como Citar

Horn, C. I., & Fabris, E. H. (2017). Registro Docente Contemporâneo: infância e docência em tempos digitais. Educação & Realidade, 42(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/60624

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)