Aspectos Temporais na Aula: cadência, ritmo e momento oportuno

Autores

  • Flavia Anastacio Paula Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Foz do Iguaçu/PR – Brasil

Palavras-chave:

Tempo. Aula. Alfabetização.

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre os aspectos temporais cotidianos na sala de aula. A especificidade do tema recai sobre como esses elementos temporais podem ser úteis para a compreensão dos movimentos na prática da aula em turmas de alfabetização. Objetiva-se analisar sobre os elementos temporais constitutivos na aula com ênfase na cadência, ritmo e momento oportuno. Na análise, adotam-se alguns preceitos teóricos de Certeau e as dimensões de tempo elaboradas por Heller para a abordagem do tema. Os resultados indicam as reflexões sobre os aspectos temporais no cotidiano da sala de aula é fundante no processo da aula e potente em uma perspectiva analítica para compreender a mediação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Anastacio Paula, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Foz do Iguaçu/PR – Brasil

Flavia Anastacio Paula é graduada em Pedagogia pela UFMG. Mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Escolar, atua nos seguintes temas: alfabetização; cotidiano escolar; formação de professores; ensino fundamental; educação infantil e criança celíaca.

Publicado

2016-09-29

Como Citar

Paula, F. A. (2016). Aspectos Temporais na Aula: cadência, ritmo e momento oportuno. Educação & Realidade, 41(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/60618

Edição

Seção

Tempo de Escola