Tempo de Escola ou Tempo de Aprender? lições de José Luiz

Autores

  • William Rodrigues Barbosa Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ

Palavras-chave:

Tempo da Escola. Protagonista Anônimo. Aprendizagens. Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

Resumo

O artigo reflete sobre o tempo da escola no contexto da sociedade contemporânea, que exige processos contínuos de aprendizagens. O estudo faz-se a partir das vivências de José Luiz da Silva, que se tornou leitor e escritor de seu próprio texto sem frequentar educação básica escolar. Com base nos pressupostos da pesquisa (auto)biográfica em educação e da História Oral, apoiado no conceito de redes de tessituras, persigo os fios que constituíram as aprendizagens do colaborador, sobretudo seus processos de leituras e experiências escolares. Reflexiono sobre a forma que a escola vem sendo estruturada como espaço privilegiado de ensino-aprendizagem, mostrando que o tempo escola não deve limitar-se a uma fase específica da vida humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William Rodrigues Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ

William Rodrigues Barbosa é mestre em educação pelo programa de pós-graduação em educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ), professor na pós-graduação da Fundação Técnica Souza Marques, professor da educação Básica na secretaria municipal de educação do Rio de Janeiro (SME/RJ) e gerente de EJA na secretaria municipal de educação e cultura de Mesquita (SEMECTEL), participa do grupo de pesquisa Aprendizados ao longo da vida: sujeitos, políticas, processos educativos, sob a coordenação da doutora Jane Paiva, do ProPEd, da Faculdade de Educação da UERJ, que desenvolve atualmente a pesquisa De memória em memória: tecendo histórias da educação de jovens e adultos, com apoio da FAPERJ.

Publicado

2016-09-29

Como Citar

Barbosa, W. R. (2016). Tempo de Escola ou Tempo de Aprender? lições de José Luiz. Educação & Realidade, 41(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/60423

Edição

Seção

Tempo de Escola