Sentir, Significar e Construir Conhecimento com Base nos Erros

Autores

  • Luciane Guimarães Batistella Bianchini Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Londrina/PR
  • Mario Sergio Vasconcelos Universidade Estadual Paulista (UNESP), Assis/SP

Palavras-chave:

Jean Piaget. Erro. Significações. Aprendizagem.

Resumo

Por intermédio do método clínico crítico piagetiano, investigou-se as significações, atribuídas ao erro por quatro estudantes em diferentes atividades e situações interativas. Também foram verificados os resultados do emprego de situações autorreguladoras na compreensão do erro inicialmente apresentado por eles. Os instrumentos para a coleta de dados consistiram em jogos, videogravações, diários e entrevistas. Após intervenção, os alunos passaram a se perceber competentes, estabelecer interações positivas no grupo e deixar de conceber o erro como uma ação impeditiva do aprender. Concluiu-se que as significações de erro são dependentes de algumas variáveis; entre elas, os sentimentos nutridos pelos sujeitos sobre si, o outro e o objeto de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Guimarães Batistella Bianchini, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Londrina/PR

Luciane Guimarães Batistella Bianchini é pedagoga e Psicopedagoga com Mestrado em Educação (UEL), Doutorado e Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Assis). Atualmente, é docente do Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (UNOPAR) e docente colaboradora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no curso de Pedagogia.

Mario Sergio Vasconcelos, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Assis/SP

Mario Sergio Vasconcelos possui Graduação em Psicologia com Mestrado em Psicologia Social (PUC-SP), Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). Pós-Doutorado em Processos Cognitivos pela Universidade de Barcelona e Professor Livre-docente em Psicologia do Desenvolvimento (UNESP). Atualmente, é docente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UNESP/Assis).

Publicado

2017-06-16

Como Citar

Bianchini, L. G. B., & Vasconcelos, M. S. (2017). Sentir, Significar e Construir Conhecimento com Base nos Erros. Educação & Realidade, 42(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/59501

Edição

Seção

Artigos