A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades
Palavras-chave:
Formação de Professores. Pesquisa na Formação. PIBID.Resumo
Essa pesquisa objetiva investigar a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a aprendizagem da docência dos licenciandos, focalizando a construção da identidade docente como professores pesquisadores e reflexivos, no contexto de um Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia, por meio de narrativas e análise documental. Evidenciou-se que o PIBID pode se constituir em um espaço de reflexão, em que o formando é incitado a desenvolver postura investigativa, elaborar e executar projeto de ensino e de investigação; entretanto, os estudos e reflexões sobre a pesquisa deve também ser assumido pelos demais professores formadores para que esta atividade seja fortalecida na instituição.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-05
Como Citar
Paniago, R. N., & Sarmento, T. (2017). A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades. Educação & Realidade, 42(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/58411
Edição
Seção
Artigos