A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades

Autores

  • Rosenilde Nogueira Paniago Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Rio Verde/GO
  • Teresa Sarmento Universidade do Minho, Braga

Palavras-chave:

Formação de Professores. Pesquisa na Formação. PIBID.

Resumo

Essa pesquisa objetiva investigar a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a aprendizagem da docência dos licenciandos, focalizando a construção da identidade docente como professores pesquisadores e reflexivos, no contexto de um Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia, por meio de narrativas e análise documental. Evidenciou-se que o PIBID pode se constituir em um espaço de reflexão, em que o formando é incitado a desenvolver postura investigativa, elaborar e executar projeto de ensino e de investigação; entretanto, os estudos e reflexões sobre a pesquisa deve também ser assumido pelos demais professores formadores para que esta atividade seja fortalecida na instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosenilde Nogueira Paniago, Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Rio Verde/GO

Rosenilde Nogueira Paniago é doutora em Ciências da Educação, pela Universidade do Minho, Portugal.  Professora do Instituto Federal Goiano. Faz parte do grupo de pesquisa Educação do Instituto Federal Goiano e do grupo InvestigaAção da Universidade Federal de Mato Grosso, com pesquisas nas áreas de formação de professores, saberes docentes, ensino de ciências e educação do campo.

Teresa Sarmento, Universidade do Minho, Braga

Teresa Sarmento é doutora em Estudos da Criança, pela Universidade do Minho, Portugal. Professora Auxiliar da Universidade do Minho, do Departamento de Ciências Sociais da Educação.  Pesquisadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho.  Pesquisa e escreve sobre formação de professores, identidade docente e educação da infância.

Publicado

2017-04-05

Como Citar

Paniago, R. N., & Sarmento, T. (2017). A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades. Educação & Realidade, 42(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/58411

Edição

Seção

Artigos