Viver Através de Projetos de Saúde: práticas de educação em saúde no Brasil

Autores

  • Lucas Pereira de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Caicó/RN
  • Ana Luiza de Oliveira e Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Caicó/RN

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Práticas de Saúde Pública. Biopolítica.

Resumo

O objetivo deste ensaio é analisar os saberes e as práticas de educação em saúde no Brasil tomando como objeto sua emergência histórica na segunda década do século XX, como educação sanitária, e seus desdobramentos mais recentes. Tais saberes e práticas são analisados por meio dos conceitos de práticas discursivas e biopolítica de Michel Foucault. A discussão se inicia com a emergência da educação sanitária no Brasil nos anos 1920 e de suas práticas até a década de 1960, quando ocorre a mudança terminológica para educação em saúde. Por fim, abordam-se alguns dos desdobramentos hodiernos das práticas de educação em saúde e seus traços biopolíticos no contexto marcado pelas estratégias de reorientação do modelo de atenção à saúde no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Pereira de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Caicó/RN

Lucas Pereira de Melo é doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Adjunto do Curso de Medicina Multicampi, Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Ana Luiza de Oliveira e Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Caicó/RN

Ana Luiza de Oliveira e Oliveira é mestre e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Fisioterapeuta pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Professora Adjunta do Curso de Medicina Multicampi, Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde de São Paulo.

Publicado

2017-06-16

Como Citar

Melo, L. P. de, & Oliveira, A. L. de O. e. (2017). Viver Através de Projetos de Saúde: práticas de educação em saúde no Brasil. Educação & Realidade, 42(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/56335

Edição

Seção

Artigos