Ser Jovem e Ser Aluno: entre a escola e o Facebook

Autores

  • Cirlene Cristina de Sousa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG
  • Geraldo Magela Pereira Leão Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Palavras-chave:

Jovens. Ensino Médio. Redes Sociais.

Resumo

Este artigo discute os resultados de uma pesquisa qualitativa que abordou o tema da relação entre juventude e midiatização da cultura contemporânea com jovens estudantes em três turmas do ensino médio.  Os dados foram coletados por meio da observação participante e da aplicação de 333 questionários, 28 entrevistas e três grupos de discussão. Partiu-se do pressuposto de que a avalanche de tecnologias que se misturam à vida das pessoas, em geral, tem uma singular afetação no que tange à vida juvenil. Os resultados indicaram que jovens pesquisados vivenciavam conexões midiáticas amplas e heterogêneas, permeando seus tempos e espaços, vínculos afetivos e comunicacionais e experiências escolares de diferentes formas segundo a situação juvenil em observação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cirlene Cristina de Sousa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Cirlene Cristina de Sousa é doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG, Professora Formadora do Pacto Nacional pelo Ensino Médio e Pesquisadora do Observatório da Juventude da UFMG.

Geraldo Magela Pereira Leão, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Geraldo Magela Pereira Leão é professor associado da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador do Observatório da Juventude da UFMG.

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Sousa, C. C. de, & Leão, G. M. P. (2015). Ser Jovem e Ser Aluno: entre a escola e o Facebook. Educação & Realidade, 41(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55761

Edição

Seção

Ensino Médio e Juventudes

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.