Experiência de Gestão Ambiental no Currículo de 1º Grau

Autores

  • Maria Flávia C. Guazzinelli UFMG
  • América Cézar
  • Ana Lúcia Formigli

Palavras-chave:

educação, currículo, gestão ambiental

Resumo

Este artigo insere-se em linha de investigação do Projeto Memorial Pirajá elaborado pelo Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu que integra o Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia. Relata Experiência em 10 escolas municipais, demonstrando ser a educação para gestão responsável por nova postura da população face ao meio e, particularmente, ao Parque São Bartolomeu, importante sítio natural, histórico e sagrado da cidade de Salvador. As implicações educativas desse trabalho foram: (1) criação de uma esfera de comunicação e tensão entre a cultura escolar e novas configurações cognitivas; (2) desenvolvimento, entre os escolares, da capacidade de articular imaginação, vontade e reflexão no exercício de ação deliberada sobre o meio.

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Biografia do Autor

Maria Flávia C. Guazzinelli, UFMG

É professora Assistente da Universidade Federal de Minas Gerais. América Cézar é professora Assistente da Universidade Federal da Bahia. Ana Lúcia Forrnigli é Coordenadora Geral do Centro de Educação Ambiental
São Bartolomeu, Salvador, Bahia.

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Publicado

2015-05-08

Como Citar

Guazzinelli, M. F. C., Cézar, A., & Formigli, A. L. (2015). Experiência de Gestão Ambiental no Currículo de 1º Grau. Educação & Realidade, 24(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55436

Edição

Seção

Artigos