Formação e Monitorização: duas etapas no desenvolvimento profissional docente

Autores

  • Idalina Santos Universidade de Coimbra, Coimbra
  • Ana Amélia Carvalho Universidade de Coimbra, Coimbra

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional Docente. Blended-Learning. Formação Contínua de Professores. Monitorização. Plataformas de E-learning.

Resumo

Apresenta-se uma opção formativa para professores, que se desenvolve em duas etapas: (i) o processo de formação e (ii) a monitorização, consistindo esta no apoio aos formandos após a formação. A proposta formativa já foi implementada em Portugal e teve como foco a integração do Moodle em contextos de ensino e aprendizagem, nos ensinos básico e secundário. Para contextualizar o estudo mencionamos algumas iniciativas de apetrechamento tecnológico, de formação e desenvolvimento profissional implementadas em Portugal. Apresentamos o enquadramento teórico subjacente à proposta de formação em duas etapas, as questões de pesquisa, o processo de formação e os resultados obtidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Idalina Santos, Universidade de Coimbra, Coimbra

Idalina Santos é licenciada em Matemática, mestre em Ciências da Educação (Tecnologia Educativa) e doutoranda em Ciências da Educação (Tecnologias Educacionais e da Comunicação). Realiza investigação sobre plataformas de e learning, blended-learning, mobile learning, formação de professores e desenvolvimento profissional docente.

Ana Amélia Carvalho, Universidade de Coimbra, Coimbra

Ana Amélia Carvalho é professora catedrática na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e docente e investigadora na área de tecnologia educativa. Coordena vários projetos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e publica em livros e em revistas internacionais.

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Santos, I., & Carvalho, A. A. (2016). Formação e Monitorização: duas etapas no desenvolvimento profissional docente. Educação & Realidade, 42(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55298

Edição

Seção

Artigos