Educação Patrimonial e Políticas de Escolarização no Brasil

Autores

  • Rodrigo Manoel Dias da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo/RS

Palavras-chave:

Cidadania. Escolarização. Educação Patrimonial. Diversidade Cultural.

Resumo

O artigo visa reconstruir a trajetória da educação patrimonial nas políticas brasileiras de escolarização a fim de compreender os deslocamentos em seus conteúdos político-culturais, de um modelo de educação centrado na formulação ideológica de uma unidade nacional para um estatuto erigido sob a égide da diversidade cultural. A partir de análise documental, conclui que os sentidos atribuídos à educação patrimonial acompanham uma tendência à patrimonialização das diferenças, mediante o reconhecimento de atores e grupos sociais não incorporados às políticas. Contudo, sua presença nesse contexto ainda é bastante periférica, tendo em vista os diversos interesses socioeconômicos em disputa na definição de patrimônio e em suas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Manoel Dias da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo/RS

Rodrigo Manoel Dias da Silva é Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Publicado

2016-04-05

Como Citar

Silva, R. M. D. da. (2016). Educação Patrimonial e Políticas de Escolarização no Brasil. Educação & Realidade, 41(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55022

Edição

Seção

Políticas Públicas de Educação