(Des)naturalizando Sujeitos e Práticas na Escola: Foucault para além de vigiar e punir

Autores

  • Gabriel Nascimento da Silva Santos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG
  • Ederson Luis Silveira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC
  • João Paulo de Lorena Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Palavras-chave:

Cuidado de Si. Educação. Atualidade.

Resumo

O presente trabalho, qualitativo de cunho descritivo, parte de reflexões acerca das contribuições de Michel Foucault no campo educacional. Considerando a temática do cuidado de si, tem-se por objetivo apresentar de que modo a desnaturalização de saberes emerge como tema para além das discussões acerca da normalização e disciplinamento dos sujeitos. Por meio da articulação entre processos de subjetivação e práticas do cuidado de si, novas questões e novas categorias são mobilizadas para (re)pensar a pauta das discussões em torno da educação na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Nascimento da Silva Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Gabriel Nascimento da Silva Santos é graduado em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino – ISTA. É membro do grupo de pesquisas do Observatório da Juventude (OJ/CNPq), da Faculdade de Educação da UFMG, coordenado pelo Professor Juarez Dayrell. Trabalha na articulação de movimentos sociais pelos direitos juvenis junto ao Fórum das Juventudes. É membro e cofundador da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC). Atualmente é docente no Colégio São Paulo da Cruz.

Ederson Luis Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Ederson Luis Silveira é mestre e doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC; pós-graduando em Ontologia e Epistemologia, graduado em letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG (RS), membro do Grupo de Estudos em Territorialidades da Infância e Formação Docente (GESTAR/CNPq).

João Paulo de Lorena Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

João Paulo de Lorena Silva é mestrando em Educação pela UFMG; Graduado em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino - ISTA. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Culturas (GECC /CNPq), da Faculdade de Educação da UFMG, coordenado pela Professora Marlucy Alves Paraíso (FaE-UFMG). Atualmente é docente no Colégio Padre Eustáquio.

Publicado

2016-09-29

Como Citar

Santos, G. N. da S., Silveira, E. L., & Silva, J. P. de L. (2016). (Des)naturalizando Sujeitos e Práticas na Escola: Foucault para além de vigiar e punir. Educação & Realidade, 41(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/53313

Edição

Seção

Artigos