Educação para a Autorrealização: processo e contexto

Autores

  • Robert A. Stebbins Universidade de Calgary, Calgary, Alberta

Palavras-chave:

Educação. Lazer. Autorrealização. Aprendizagem Autodirigida.

Resumo

A educação obtida através de atividades de lazer desempenha um papel central em nossa busca por autorrealização, seja a atividade de lazer um projeto ou uma ocupação séria. Depois de discutir a perspectiva do lazer sério, a educação formal e informal é explorada por sua contribuição especial para promover a realização, definida como o desenvolvimento de gostos, talentos e potencial pessoais. São discutidos diversos conceitos-chave que marcam a caminhada rumo à realização: trajetória de vida, processo, educação pelo lazer, educação de adultos, aprendizagem autodirigida e experiência. As maneiras como a educação adquirida como saberes prévios é aplicada constitui uma etapa fundamental para encontrar a autorrealização em uma atividade. O papel da internet e da tecnologia digital também é examinado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robert A. Stebbins, Universidade de Calgary, Calgary, Alberta

Robert A. Stebbins é mestre e doutor em Sociologia pela Universidade de Minnesota. Ele lecionou nos departamentos de sociologia da Faculdade Presbiteriana de 1964 a 1965, da Universidade Memorial de Newfoundland, de 1965 a 1973, da Universidade do Texas, em Arlington, de 1973 a 1976 e da Universidade de Calgary de 1976 até o presente momento.

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Stebbins, R. A. (2016). Educação para a Autorrealização: processo e contexto. Educação & Realidade, 41(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/51738

Edição

Seção

Artigos