O Impacto do Programa São Paulo faz Escola em Professores Iniciantes

Autores

  • Ricardo Abdalla Barros Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro/SP
  • Maria Antonia Ramos de Azevedo Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro/SP

Palavras-chave:

Trabalho Docente. Currículo do Estado de São Paulo. Ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Professores Iniciantes.

Resumo

Este trabalho procurou potencializar reflexões acerca do trabalho docente de professores iniciantes da área de Língua Portuguesa e Literatura que atuam no contexto do Programa São Paulo faz escola. Para isso realizamos uma pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso, no qual se inseriram: análise documental, entrevistas e acompanhamento desses docentes.  É visível nos dados analisados o sentimento de que foi retirado desses professores a autoria e a autonomia de intervenção profissional. Além disso, observamos a pressão que os docentes sofrem para que os alunos, nas avaliações meramente quantitativas da aprendizagem, apresentem notas altas, desconsiderando por completo o processo vivido no decorrer do ano letivo.

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Biografia do Autor

Ricardo Abdalla Barros, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro/SP

Ricardo Abdalla Barros é mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

Maria Antonia Ramos de Azevedo, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro/SP

Maria Antonia Ramos de Azevedo é docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Publicado

2016-04-05

Como Citar

Barros, R. A., & Azevedo, M. A. R. de. (2016). O Impacto do Programa São Paulo faz Escola em Professores Iniciantes. Educação & Realidade, 41(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/50875

Edição

Seção

Políticas Públicas de Educação