Os Nomes dos Outros. Reflexões sobre os Usos Escolares da Diversidade.

Autores

  • Silvia Duschatzky
  • Carlos Skliar

Palavras-chave:

Travestismo Discursivo. Diversidade. Diferença. Discurso Educacional.

Resumo

O travestismo discursivo parece ser uma marca da época. Com a mesma velocidade das
mudanças tecnológicas, os discursos sociais se vestem com novas palavras que se acomodam
sem conflito às intenções dos enunciadores do turno. Este artigo se pergunta em
que medida retóricas de moda, como as que reivindicam o multiculturalismo ou a tolerância,
estão anunciando pensamentos de ruptura a respeito das tradicionais formas de
nomear a alteridade. Os autores discutem três versões sobre a diversidade: "o outro como
fonte de todo mal", "o outro como sujeito pleno de um grupo cultural" e "o outro como
alguém a ser tolerado" e analisam as implicações de cada uma delas na linguagem escolar.

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Publicado

2014-09-24

Como Citar

Duschatzky, S., & Skliar, C. (2014). Os Nomes dos Outros. Reflexões sobre os Usos Escolares da Diversidade. Educação & Realidade, 25(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/46855

Edição

Seção

Artigos