O Movimento de Formação Docente no Ensino de Geometria nos Anos Iniciais

Autores

  • Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS – Brasil
  • Halana Garcez Borowsky Vaz Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS – Brasil

Palavras-chave:

Formação de Professores. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Educação Matemática. Ensino de Geometria.

Resumo

Neste artigo, discorremos sobre a organização de um
grupo do qual participavam quatro professoras que planejaram, desenvolveram
e avaliaram uma proposta de ensino. Nosso intuito foi discutir sobre
a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais, tendo
em vista os desafios de organizar uma Atividade Orientadora de Ensino
de Geometria. Para isso, pautamo-nos nos pressupostos da Teoria Histórico-
Cultural, e, especificamente da Teoria da Atividade (Leontiev, 1983;
1988) e da Atividade Orientadora de Ensino (Moura, 1996; 2010). Foi possível
evidenciar que o conhecimento matemático das docentes atuou como
norteador das ações e que o compartilhamento destas mostrou-se como
preponderante para que se constituíssem como formadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS – Brasil

é doutora em Educação (FE-USP).
Professora do Centro de Educação; do Programa de Pós-Graduação em Educação
e do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Ensino
de Física da UFSM. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação
Matemática (GEPEMat/UFSM) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa
sobre a atividade Pedagógica (GEPAPe/USP).

Halana Garcez Borowsky Vaz, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS – Brasil

é licenciada em Pedagogia e Mestra em Educação
pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda em Educação
do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM). Pesquisadora
no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat/
UFSM).

Publicado

2014-09-22

Como Citar

Lopes, A. R. L. V., & Vaz, H. G. B. (2014). O Movimento de Formação Docente no Ensino de Geometria nos Anos Iniciais. Educação & Realidade, 39(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/45898

Edição

Seção

Matemática nos Anos Iniciais