Narrativa de Aula de uma Professora sobre a Investigação Estatística

Autores

  • Regina Célia Grando Universidade São Francisco (USF), Itatiba/SP – Brasil
  • Adair Mendes Nacarato Universidade São Francisco (USF), Itatiba/SP – Brasil
  • Celi Espasandin Lopes Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), São Paulo/SP – Brasil

Palavras-chave:

Narrativa de Aula. Letramento Matemático. Letramento Estatístico. Aprendizagem Docente.

Resumo


Este texto analisa a narrativa de aula de uma professora que ensina
Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e que participa de
um grupo que desenvolve uma pesquisa colaborativa, no âmbito do Projeto
Observatório da Educação, com o objetivo de investigar os letramentos matemáticos
escolares e as práticas de formação docente. Em sua narrativa,
a professora descreve o processo de investigação estatística desenvolvido
com uma turma de 1º ano. A análise traz indícios de aprendizagens docente,
relativos ao letramento estatístico das crianças – em particular, no que
se refere ao desenvolvimento da linguagem gráfica –, e revela a apropriação
de práticas de letramento pela professora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Célia Grando, Universidade São Francisco (USF), Itatiba/SP – Brasil

é licenciada em matemática pelo Imecc/Unicamp,
mestre e doutora em Educação pela FE/Unicamp. É docente do Programa
de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco.
Tem experiência na docência na Educação Básica e no Ensino Superior.
Suas pesquisas centram-se em formação docente e práticas pedagógicas. É
coordenadora do Programa Observatório da Educação.

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco (USF), Itatiba/SP – Brasil

é licenciada em matemática pela PUC-Campinas,
mestre e doutora em Educação pela FE/Unicamp. É docente do Programa
de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco.
Suas pesquisas centram-se em estudos biográficos, formação docente e
práticas pedagógicas.

Celi Espasandin Lopes, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), São Paulo/SP – Brasil

é licenciada em Matemática pela Unitau, graduada
em Pedagogia, mestre e doutora em Educação pela FE/Unicamp. É professora
titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
da Universidade Cruzeiro do Sul. Desenvolve pesquisas sobre os
processos de ensino e aprendizagem em Matemática e Estatística.

Publicado

2014-09-22

Como Citar

Grando, R. C., Nacarato, A. M., & Lopes, C. E. (2014). Narrativa de Aula de uma Professora sobre a Investigação Estatística. Educação & Realidade, 39(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/45897

Edição

Seção

Matemática nos Anos Iniciais