Acessibilidade / Reportar erro

Concepções de matemática de alunas-professoras dos anos iniciais

Mathematical conceptions of the elementary school student-teachers

Resumos

Este artigo tem como objetivo discutir as concepções sobre matemática de alunas-professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de um curso de Pedagogia à distância, no qual realizamos uma pesquisa qualitativa durante o trabalho nas disciplinas referentes à matemática. As atividades virtuais ali desenvolvidas geraram dados cuja análise evidenciou alguns aspectos da concepção de matemática como resolução de problemas. Tal análise também enfatizou a necessidade de pautar o ensino na compreensão e na justificativa das fórmulas, dos procedimentos e dos algoritmos. Além disso, apontou que as alunas-professoras refletiram e problematizaram suas concepções.

Concepções; Matemática; Ensino e Aprendizagem


This paper aims to discuss the conceptions about mathematics of the Elementary School student-teachers of a Pedagogy distance learning course, in which we performed a qualitative research while working in the disciplines related to mathematics. The virtual activities generated data which analysis revealed some aspects of mathematics conception as problem solving. It also emphasized the need to guide the teaching in the understanding and rationale of formulae, procedures, and algorithms. In addition, it pointed out that the student-teachers had reflected on and problematized their conceptions.

Conceptions; Mathematics; Teaching and Learning


  • BARDIN, Laurence. Análise do Conteúdo Lisboa: Edições 70, 1977.
  • BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
  • CHACÓN, Inés M. G. Matemática Emocional: los afectos en el aprendizaje matemático. Madrid: Narcea, 2000.
  • CURY, Helena N. Análise de Erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
  • FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores associados, 2006.
  • LIMA, Luciano C. Da Mecânica do Pensamento ao Pensamento Emancipado da Mecânica. Programa Integrar, Caderno do Professor, Trabalho e Tecnologia, CUT/SP, 1998. P. 95-103.
  • LORENZATO, Sérgio. Porque não Ensinar Geometria? A Educação Matemática em Revista, Recife, v. 3, n. 4, p. 3-13, 1995.
  • LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
  • NACARATO, Adair M.; MENGALI, Brenda L. S.; PASSOS, Cármem L. B. A Matemática nos anos Iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
  • PONTE, João P. Concepções dos Professores de Matemática e Processos de Formação. In: PONTE, João P. (Org.). Educação Matemática: temas de investigação. Lisboa: IIE, 1992. P. 185-239.
  • SERRES, Fabiana F. Concepção e Prática do Ensinar Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: estudo de caso em um curso de Pedagogia a distância. 2010. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
  • THOMPSON, Alba G. Teachers' Beliefs and Conceptions: a synthesis of the research. In: GROUWS, Douglas A. Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning. New York: Macmillan Publishing Company, 1992. P. 127-146.
  • VIGNOTO, Juliana; MORAES, Silvia P. G. A Concepção de Matemática nos Primeiros anos de Escolarização: uma análise sobre os cadernos dos escolares. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba. Anais... Curitiba, 2013. P. 1-15.
  • VIÑAO FRAGO, Antonio. Por una Historia de la Cultura Escolar: enfoques, cuestiones, fuentes. In: CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN DE HISTORIA CONTEMPORÁNEA, 3, 1998, Valladolid - España. Anais... Valladolid - España, 1998. P. 167-183. Disponível em: <http://www.ahistcon.org/docs/Valladolid.pdf>. Acesso em: 11 ago. 2012.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2014

Histórico

  • Aceito
    19 Maio 2014
  • Recebido
    24 Mar 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br