Psicanálise e Educação: um tratamento possível para as queixas escolares

Autores

  • Nádia Laguárdia de Lima Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG
  • Ronaldo Sales de Araújo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG
  • Eduardo Pio de Souza Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG
  • Allana Fernanda Gonçalves Dias Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG
  • Carolina Albuquerque Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG
  • Raquel Gonçalves Silveira Alves Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG
  • Karina Maciel Nihari Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG
  • Nayara Serrano Barcelos Marchi Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Palavras-chave:

Psicanálise. Escola. Conversação.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão teórica decorrente de um trabalho realizado com professores do ensino fundamental em uma escola pública. Foi utilizada, como metodologia de trabalho, a conversação de orientação psicanalítica, apoiada pela ética do desejo e da responsabilização. As conversações tiveram como tema central as dificuldades encontradas pelos professores em suas práticas docentes. Os professores elegeram três principais impasses para a sua prática educativa: a família, a sexualidade e as políticas públicas. Com base na teoria dos discursos e na tríade temporal proposta por Lacan: o instante de ver, o tempo de compreender e o momento de concluir, o artigo apresenta uma reflexão sobre os efeitos da oferta da palavra aos professores na escola.

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Biografia do Autor

Nádia Laguárdia de Lima, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Nádia Laguárdia de Lima é doutora em Educação, pós-doutoranda em Teoria Psicanalítica pela UFRJ, professora do Programa de Pós-Graduação e do Departamento de Psicologia da UFMG.

Ronaldo Sales de Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Ronaldo Sales de Araújo é psicólogo pela PUC Minas BH, mestre em Psicologia pela UFMG, psicólogo Clínico da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG).

Eduardo Pio de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Eduardo Pio de Souza é psicólogo pela PUC Minas BH, mestre em Psicologia pela UFMG.

Allana Fernanda Gonçalves Dias, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Allana Fernanda Gonçalves Dias é psicóloga pela UFMG.

Carolina Albuquerque Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Carolina Albuquerque Barbosa é psicóloga pela UFMG.

Raquel Gonçalves Silveira Alves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Raquel Gonçalves Silveira Alves é psicóloga pela UFMG.

Karina Maciel Nihari, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Karina Maciel Nihari é graduanda em Psicologia pela UFMG.

Nayara Serrano Barcelos Marchi, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Nayara Serrano Barcelos Marchi é graduanda em Psicologia pela UFMG.

Publicado

2015-09-10

Como Citar

Lima, N. L. de, Araújo, R. S. de, Souza, E. P. de, Dias, A. F. G., Barbosa, C. A., Alves, R. G. S., Nihari, K. M., & Marchi, N. S. B. (2015). Psicanálise e Educação: um tratamento possível para as queixas escolares. Educação & Realidade, 40(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/45088

Edição

Seção

Artigos