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Infância vulnerável e sucesso na leitura e escrita: histórias possíveis

Vulnerable childhood and success in reading and writing: individual positive examples

Resumos

O artigo foi construído a partir de pesquisa com quatro sujeitos adultos, leitores e produtores de texto, que tiveram uma infância vulnerável. O objetivo foi descrever e analisar as condições que lhes possibilitaram obterem sucesso em seu processo de alfabetização e se envolverem com práticas sociais de leitura e escrita. As verbalizações foram organizadas em núcleos temáticos, a partir dos quais se reconstruíram as histórias de cada um. Observou-se que todos relataram histórias muito significativas na área da leitura durante a infância. No artigo, as análises são representadas pela história de um dos quatro sujeitos e os dados são analisados a partir da abordagem histórico-cultural.

Leitura; Escrita; Infância Vulnerável; Mediação; Afetividade


This article was built from a research with four adult readers and text producers who had a vulnerable childhood. The aim was to describe and analyze the conditions that allowed them to succeed in their literacy process and engage with the social practices of reading and writing. The verbalizations were organized into thematic units, from which the stories of each one were reconstructed. It was observed that all of them reported very significant stories referring to reading during their childhood. The analyses are represented in the paper by the story of one of the four subjects. Data is analyzed by historical-cultural approach.

Reading; Writing; Vulnerable Childhood; Mediation; Affection


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Set 2014

Histórico

  • Recebido
    12 Abr 2013
  • Aceito
    22 Ago 2013
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