Alteridade e Adolescência: uma contribuição da psicanálise para a educação

Autores

  • Eliane Gomes dos Santos UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
  • Maria da Glória Schwab Sadala UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

Palavras-chave:

Alteridade. Adolescência. Educação. Psicanálise.

Resumo

Pretendemos com este artigo contribuir para o campo da Educação, utilizando algumas formulações teóricas da Psicanálise referentes à alteridade e à adolescência. O tema da alteridade é fundamental nas investigações e práticas tanto da Educação como da Psicanálise, principalmente se considerarmos os processos psíquicos, próprios da adolescência, que envolvem importantes elaborações relacionadas à questão da alteridade. As articulações propostas neste artigo poderão contribuir significativamente para a prática dos educadores em geral, em especial, com adolescentes, esclarecendo a importância da alteridade e seu papel na adolescência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Gomes dos Santos, UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979). Defendeu dissertação de Mestrado em setembro deste ano com o título: Avaliação Institucional: impasses no contexto universitário brasileiro pelo Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida, aprovada com louvor pela banca examinadora. É membro da CPA da Universidade Veiga de Almeida e exerce funções administrativas na Reitoria da UVA. Tem experiência nas áreas de Administração, Comunicação e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação institucional e educação superior.

Maria da Glória Schwab Sadala, UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

Psicanalista. Doutora pela UFRJ, Membro do Colegiado de FCCL-RJ, Coordenadora do Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da UVA-RJ, Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico-Institucional da UVA-RJ. Professora e Supervisora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica da PUC-RJ, Supervisora do Curso de Psicologia da UVA-RJ.

Publicado

2013-06-18

Como Citar

dos Santos, E. G., & Sadala, M. da G. S. (2013). Alteridade e Adolescência: uma contribuição da psicanálise para a educação. Educação & Realidade, 38(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/35445

Edição

Seção

Educação, Psicanálise e Alteridade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)